quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

TOSHIBA CRIA “HORTA INDUSTRIAL” PARA PRODUZIR VEGETAIS SEM AGROTÓXICOS EM ANTIGA FÁBRICA DE DISQUETES - COM VÍDEO


A Toshiba vai empregar toda a sua experiência e sabedoria tecnológica em algo completamente diferente dos televisores e laptops a que estamos acostumados. Em uma antiga fábrica de disquetes, localizada ao sul de Tóquio, no Japão, a empresa construiu uma verdadeira plantação industrial, em que já está produzindo vegetais como alface, rúcula e espinafre.

Diferente de uma horta comum, a indústria de vegetais da Toshiba consiste em um ambiente completamente asséptico, em que a pressão e a temperatura são reguladas de forma meticulosa e as plantas crescem com o auxílio de sistemas inteligentes de iluminação e irrigação, sem a necessidade de terra. Com a redução drástica de microorganismos no ambiente e a garantia de que o vegetal vai crescer nas condições perfeitas e com todos os nutrientes, o uso de agrotóxicos é dispensado.

O sistema de produção, que usa a tecnologia de ponta para cultivar vegetais do dia a dia, evita ainda que as plantas estejam à mercê de intempéries e pragas, diminuindo radicalmente o índice de desperdício. Distribuídos em racks de até nove andares, estima-se que 8,4 mil vegetais“industriais” possam ser produzidos por dia, o que renderia à empresa uma receita anual de US$ 2,7 milhões. Segundo a Toshiba, a iniciativa condiz com os rumos tomados nos últimos anos, já que a tecnologia voltada para a saúde e o bem-estar tem sido o carro-chefe da empresa.

Fazendas indoor não são exclusividade da Toshiba. Diversas empresas de tecnologia já fazem seus testes e apostas para o que pode ser a horta do futuro. Aqui no Hypeness nós já falamos sobre a fábrica de vegetais da GE, localizada também no Japão. 









Todas as fotos © Dan Frommer/Quartz

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário