segunda-feira, 2 de março de 2015

IRAQUE LANÇA OFENSIVA PARA TER DE VOLTA A PARTIR DE TIKRIT ISIL


Milhares de soldados, milícias xiitas e membros de tribos sunitas armados lançaram ofensivas em grande escala sobre a cidade natal de Saddam Hussein.

As forças do governo apoiadas por aliados xiitas e combatentes sunitas começaram uma operação militar em grande escala para recapturar a cidade natal de Saddam Hussein do Estado Islâmico do Iraque e do grupo Levant (ISIL).

O primeiro-ministro Haider al-Abbadi disse na segunda-feira: "Hoje em dia, se Deus quiser, vamos começar uma importante campanha militar para libertar os cidadãos da província de Salahuddin, que inclui Samarra, Dhuluiya, Balad, Dujail, al-Alam, al-Door, e Tikrit e outras zonas da província de ISIL ".

"Apelo a você e todos os outros comandantes de lidar com cidadãos bem. Nosso objetivo é libertar as pessoas da opressão e do terrorismo de Daesh", acrescentou em um discurso televisionado, referindo-se a sigla árabe usado para descrever combatentes ISIL.

Cerca de 30.000 soldados iraquianos começaram a atacar posições ISIL em Tikrit das frentes do norte, oeste e sul cedo na segunda-feira, apoiados por artilharia e ataques aéreos por caças iraquianos.

Autoridades iraquianas informaram que as forças de segurança estavam em processo de retomada alguns bairros no nordeste do Tikrit.

Fontes do hospital disse à Al Jazeera que dois membros das forças de mobilização popular e um soldado do governo foi morto na frente norte de Tikrit na segunda-feira, enquanto 35 ficaram feridos.

Horas antes da operação, Abbadi pediu aos combatentes tribais sunitas a abandonar o grupo, prometendo-lhes o perdão.

Tikrit, alguns norte 130 km de Bagdá, caiu nas mãos de ISIL no verão passado, juntamente com a segunda maior cidade do país de Mosul e em outras áreas no coração sunita.

No domingo, as forças iraquianas lançaram uma ofensiva militar contra ISIL em outras partes da província de Salahuddin estratégico, que inclui Tikrit.

PM operação supervisionando

Abbadi chegou no domingo, no norte da cidade de Samarra em Salahuddin para supervisionar a operação militar, e prometeu "libertar" a província "da tirania dos terroristas".

Milhares de tropas do governo, os combatentes de milícias xiitas e tribos sunitas se reuniram em torno de Samarra para a operação nas fortalezas vizinhas de ISIL perto do rio Tigre, Al Jazeera tem aprendido.

Militar do Iraque, também disse à agência de notícias Reuters que cerca de 2.000 combatentes da milícia xiita ter chegado perto de Tikrit, em preparação para a grande operação.

Raed Salahuddin, governador de Salahuddin, havia dito na semana passada que 5.000 combatentes das forças de segurança e Hashid Shaabi milícia, que foi formado no ano passado com apoio iraniano, iria se juntar a operação.

Da Al Jazeera Jane Arraf, relatando de Bagdá, disse que "este é um dos maiores operações militares que eventualmente proceder para ter de volta Mosul", referindo-se a principal cidade da província de Nínive, que é a força da ISIL.

O correspondente da BBC disse que os ataques aéreos norte-americanos também são esperados para fornecer back-up para as tropas iraquianas no chão.

"Este não é esperado para ser uma luta fácil", disse ela. "ISIL cavou lá".

Em seu discurso em Samarra, Abbadi alertou as tropas para "garantir a segurança de todos os nossos civis", como eles se movem em direção ao norte para Mosul.

À frente da operação terrestre, no sábado, os lutadores ISIL lançou ataques preventivos contra alvos em Samarra.

Depois de meses de ataques aéreos por os EUA e seus aliados ocidentais e árabes, ISIL está na defensiva em várias partes do "califado" declarou em faixas de Iraque e Síria.

Fonte: Al Jazeera e agências

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário