quinta-feira, 13 de outubro de 2016

UNIÃO SOVIÉTICA CONTINUA VIVA NA INTERNET!


O domínio de internet soviético .su, registrado pela União Soviética em setembro de 1990, pouco antes de sua dissolução, continua ativo e com a popularidade em alta, revelou à Sputnik o presidente do Fundo russo de Desenvolvimento da Internet, Alexei Soldatov.

O especialista explicou que, apesar da dissolução do bloco, o.su foi o único usado domínio pela Rússia antes do surgimento de seu atual domínio oficial, o.ru. A empresa que regulava o.su foi logo desativada, mas, em 2002, diante da consolidação definitiva do.ru, o registro de sites no antigo domínio soviético foi reativado na Rússia. Na época, pesquisas de opinião pública revelaram que mais da metade da população russa apoiava a permanência do domínio.su na internet.

Soldatov disse que o.su teve sorte de não seguir o exemplo dos demais domínios vinculados a países que não existem mais ou que mudaram de nome, como foi o caso de.yu, da Yugoslávia, e do.cs, da Checoslováquia – ambos perderam a sua popularidade logo após as mudanças políticas em seus países correspondentes. “O .su é o primeiro e mais antigo domínio do nosso país. Ele se transformou numa plataforma segura para diferentes tipos de projetos na internet, tanto russos como estrangeiros. Esperamos que ele continue se desenvolvendo” – afirmou Soldatov. O especialistas destacou ainda que, atualmente, existem cerca de 119 mil sites registrados no domínio .su, dos quais a maioria pertence à Rússia, seguida pela Ucrânia, Andorra, Bielorrússia e EUA. Dessa forma, uma parte da União Soviética continua viva na internet, apesar deste país não existir mais no mapa.


Fonte: Voz da Rússia




Nenhum comentário:

Postar um comentário