sexta-feira, 15 de março de 2013

ALGO ESTÁ ESTRANHO NO ESPAÇO: NASA ESTA DESLIGANDO TELESCÓPIOS

 
Algo está estranho no Espaço: Agências estão DESLIGANDO todos os seus aparelhos mais Potentes; razão permanece oculta.
Imagem do Herschel captada em janeiro mostra Betelgeuse, a estrela mais conhecida por nós, em detalhes nunca antes vistos.
IMAGEM: ESA/HERSCHEL/PACS/MESS

Depois do problema com o Dragon e emperro do Curiosity em Marte, a ESA anunciou ontem que o mais poderoso telescópio do mundo, o Herschel, cessará atividades antes do fim de março. Por parte da NASA, o Curiosity será desligado.

O Herschel será lembrado pelas imagens impressionantes de grandes panoramas de gás e poeira, mostrando nuvens e filamentos invisíveis a telescópios óticos como o Hubble.

O equipamento de 1 bilhão de euros emprega detectores especiais que precisam ser mantidos em temperaturas excepcionalmente baixas. Mas o gás hélio que move o refrigerador se esgotará em algumas semanas, o que deixará o telescópio 'cego'.

Os cientistas estão correndo contra o tempo para tentar colher o máximo possível de imagens. Com seus detectores infravermelhos, o Herschel conseguiu captar imagens inéditas e fornecer novas informações sobre locais e corpos celestes conhecidos e sobre processos de formação de estrelas e evolução das galáxias. O Herschel tinha um espectrômetro capaz de decifrar a química de regiões do espaço.

Já do lado da NASA, a agência informou que hibernará Curiosity. Os membros da missão da sonda Curiosity decidiram desativar temporariamente o robô em Marte devido a uma erupção solar que se direciona ao planeta.

Apesar de o equipamento ter sido criado para aguentar as intempéries cósmicas, os cientistas decidiram se precaver. "Nós estamos sendo mais cuidadosos", diz Richard Cook, do Laboratório de Propulsão à Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa. A Curiosity será a única sonda em funcionamento em Marte que "dormirá" nesse período - a Opportunity, que está na superfície marciana, e dois satélites da agência espacial continuarão em funcionamento.

Ao contrário da Terra - que não deve ser afetada pela erupção -, Marte não tem uma magnetosfera forte para proteger o planeta da radiação emitida pelo Sol. No passado, nossa estrela já causou problemas a sondas - o satélite Odyssey, também em Marte, teve seu detector de radiação estragado devido ao mau humor solar, em 2003.

FONTE: 
NASA

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário