quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BRASIL: ILUSIONISMO FANTÁSTICO DE M.C. ESCHER EM SP


As obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher não passam despercebidas. Na verdade, a vontade que se tem é de entrar dentro delas, passear em meio aos cenários malucos, os quais só o mago da perspectiva sabe fazer. A boa notícia é que o mestre ilusionista está em cartaz em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, até o dia 23 de novembro.

Mesmo que um pouco tímida, a mostra Experiência Escher parece menor do que realmente é, e ao final cumpre a missão de deixar um gostinho de “quero mais”. Montada dentro de uma caixa preta num grande salão do shopping, parte do princípio de expandir a cultura e o público além dos museus e galerias da cidade. Por meio de gravuras, reprodução de desenhos em 3D, instalações interativas e 16 facsímiles trazidos diretamente da Escher Foundation, da Holanda, a exposição revela o universo lúdico do artista que dá um nó na nossa cabeça.

Entre as principais gravuras que serão expostas estão Relatividade, Cascata, Belvedere, Céu e Água, Autorretrato em esfera espelhada e Metamorfose. As obras que compõem a mostra saíram de uma das exposições mais visitadas mundialmente, “O Mundo Mágico de Escher”, de 2011, e “A Magia Escher”, recorde de público em Minas Gerais e Paraná, em 2013.

Esta é, por enquanto, a última chance de conferir pedaços de Escher no Brasil. O artista nasceu em 1898 e só conquistou fama em 1953, aos 55 anos, quando uma de suas obras estampou a capa de uma revista norte americana. Explorando formas geométricas, a ilusão de ótica, planos bidimensionais e metamorfoses, o infinito parece pouco para as distâncias que ele alcança, trazendo à tona paradoxos interessantes que incentivam nossa massa cinzenta.






















Experiência Escher @ Shopping JK Iguatemi – até dia 23/11
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Nova Conceição - São Paulo
Tel: (11) 3152-6800

Horários: domingo à sexta das 12h às 20h; sábados das 10h às 22h.
Entrada franca.

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário