quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

BRASIL: USP VIOLA ESTATUTO PARA SE DESFAZER DE HOSPITAL


O conselho da Universidade de São Paulo usou uma manobra gramatical para se desvincular de hospital em Bauru que é referência mundial em cirurgias craniofaciais

Um erro gramatical básico pode ter sido o expediente utilizado pelos conselheiros da Universidade de São Paulo (USP) para tentar salvar as contas da maior instituição educacional do País. Com o cuidado de não insinuar premeditação do Conselho, a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) afirma que a má interpretação de uma vírgula no estatuto da universidade foi a responsável pela aprovação da transferência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), em Bauru (SP), para a Secretaria Estadual de Saúde.

Referência mundial em cirurgias craniofaciais, o Centrinho, como é conhecido o HRAC, teve aprovada sua desvinculação da USP no dia 26 de agosto deste ano pelo Conselho Universitário, órgão máximo da USP, formado pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, além de representantes de alunos, professores e órgãos da universidade. A decisão de seus 115 membros ignorou uma vírgula no item 13 do artigo 16 do Estatuto, o que viola, portanto, o principal regulamento da instituição.

O trecho utiliza duas vírgulas para destacar os "Núcleos de Apoio", únicos setores na USP com autorização para serem criados, extintos ou remanejados sem a necessidade de dois terços dos votos do Conselho. Diz o item 13 sobre as "atribuições" do Conselho: "deliberar, por dois terços da totalidade de seus membros, sobre a criação, incorporação e extinção de Unidades, Museus, órgãos de Integração, exceto os Núcleos de Apoio, e Órgãos Complementares". Ao ignorar a última vírgula do trecho, o Conselho acabou abarcando os "Órgãos Complementares" na exceção - justamente a categoria em que o HRAC se enquadra. Se a vírgula fosse respeitada, a desvinculação do hospital precisaria ser aprovada por, no mínimo, 76 conselheiros, mas acabou passando por maioria simples – 63 votos a favor, 27 contra e 16 abstenções.

Apesar de a Adusp afirmar que não é possível falar em má fé, há indícios de que o conselho violou o estatuto de forma deliberada. Na mesma votação, e ainda sem os dois terços dos apoios necessários, o conselho derrubou o status de Órgão Complementar do Centrinho ao subtrair do Estatuto o inciso I do artigo 8º. Também na mesma reunião, o conselho incluiu um novo artigo, o 263, que torna o Centrinho uma Entidade Associada. A mudança deve facilitar a administração do complexo pela Secretaria de Saúde porque passa a funcionar como uma autarquia especial, da mesma forma que o Hospital das Clínicas de São Paulo.

Insatisfeitos com o resultado, os professores da Associação de Docentes encaminharam para a reitoria uma petição para tentar anular a desvinculação do complexo. Nele, os docentes anexaram as 16 páginas de uma reunião do Conselho que, em 2011, aprovou a exceção exclusiva aos Núcleos de Apoio no item 13.

Primeiro secretário e ex-presidente da Adusp, o professor do Instituto de Matemática e Estatística Francisco Miraglia Neto explica que os Núcleos de Apoio à pesquisa não têm o mesmo status que um hospital ou museu. "Os fatos falam por si. Não posso assegurar má-fé com a vírgula, mas incompetência certamente existiu."

A Adusp teme que a desvinculação do Centrinho comprometa a excelência do hospital, especialmente em pesquisa, "uma das atividades-fim da universidade". "O hospital em Bauru é um centro de referência internacional. Ele produz diretrizes sobre anomalias craniofaciais para toda América do Sul, Estados Unidos e Japão", enumera o professor.

Embora o governo do estado tenha torcido o nariz para a desvinculação, ela está aprovada. Mesmo que não termine administrada pela Secretaria Estadual de Saúde, o HRAC pode agora ser privatizado ou assumido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), acusada pela associação de ser usada pelo governo federal para facilitar a transferência de sua administração para as OSs (Organizações Sociais). "Ao deixar a USP, o trabalho de pesquisa no HRAC será destruído porque essa nunca foi a finalidade fundamental do sistema de saúde brasileiro."

Encaminhada em setembro, a petição não recebeu resposta da reitoria até hoje. A Adusp espera que ela seja colocada em votação na reunião do Conselho marcada para a próxima terça-feira (9). "Se isso não acontecer ou o reitor não reconhecer nosso pedido, a Adusp vai tomar providencias judiciais."

Além de a USP economizar cerca de 6 milhões de reais com os salários de 716 funcionários, a desvinculação do Centrinho abriu a brecha necessária para que os conselheiros também tentassem se desfazer do Hospital Universitário (HU), responsável por mais de 20 mil atendimentos mensais na Cidade Universitária. Sem esses dois complexos, a USP esperava economizar até 450 milhões de reais por ano, dinheiro suficiente para resgatar as contas da instituição, corroída pela folha de pagamento, hoje em 105% dos 4,5 bilhões de reais do orçamento da USP em 2014.

A reportagem entrou em contato com o Conselho Universitário, segundo quem as acusações "estão sendo analisados pela Procuradoria Geral da Universidade". Questionada, a assessoria de imprensa não informou se a Procuradoria responderia as questões enviadas por CartaCapital.

Fonte: Carta Capital

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário