sexta-feira, 13 de março de 2015

MULHERES LIBANESAS EXIGEM DIREITO DE DAR ÀS CRIANÇAS A SUA NACIONALIDADE


"Eu tenho o direito de viver com dignidade neste país. Eu tenho o direito de criar os meus filhos no meu país. Eu tenho o direito de vê-los crescer, trabalhar e criar seus próprios filhos em meu país. Este é o meu direito! " Eles gritaram em vão. Durante anos, eles têm apelado para a igualdade ea justiça. Eles organizaram manifestações, exigindo ser tratado como qualquer outro cidadão libanês com plenos direitos.Eles ainda estão lutando por sua causa - para ser capaz de dar a sua nacionalidade aos filhos. Muitas mulheres libanesas ainda estão levantando a bandeira da sua causa, sem trégua, exigindo o seu direito de dar suas famílias nacionalidade libanesa.

Casada com um estrangeiro, Mariam Ghazzal é um ativista da campanha minha nacionalidade é meu direito e minha família. Ela falou para An-Nahar sobre a luta que ela tem enfrentado no Líbano só porque ela se apaixonou por um estrangeiro.

Tudo começou como uma história de amor. Eles se apaixonou loucamente e não se importava com mais nada, sentindo que seu amor era uma prioridade. Um amor tão grande impedido-os de pensar sobre os obstáculos que têm de enfrentar no futuro. A preocupação mais importante era ter um casamento bem sucedido e construir uma família.

Mariam não sabia que seu amor iria se transformar em uma luta em um país de liberdade e abertura.Líbano priva mães libanesas de passar sua nacionalidade para seus filhos. O país cujo povo incessantemente elogiar liberdade e co-existência, impede mães libanesas de dar sua nacionalidade para as suas famílias, para que seus filhos têm para obter autorizações de residência para ficar aqui. Apesar disso, Mariam se recusou a deixar sua terra natal e viagens. Ela decidiu lutar para adquirir seu direito legítimo.

O que impressiona nesta história é que a mãe-de-lei de Mariam é libanesa. Seu marido nasceu e foi criado no Líbano. Casou-se com um libanês e seus filhos vivem aqui, mas todos eles são considerados "estrangeiros" por parte das autoridades libanesas.

O amor entre Mariam e seu marido não é proibido. No entanto, as consequências que daí advêm são difíceis de suportar ... filha de Mariam, que nasceu, cresceu e estudou no Líbano, não têm o direito de trabalhar aqui, porque ela não era libanês.

"Ela não conseguia encontrar um emprego", disse Mariam An-Nahar, infelizmente. E ficou ainda pior quando sua filha foi diagnosticada com câncer, somando-se as desgraças da família já desanimado."Minha filha ficou doente e não poderia começar o tratamento", disse ela. "Ela morreu no Líbano, e foi enterrado aqui, mas ainda era considerado não-libanesa." Ela então acrescentou francamente, "Se não estivéssemos bem de vida, não teríamos sido capazes de tratá-la."

Apesar de tudo isso, a mãe não desistiu. Ela pediu a ajuda de muitos, mas foi rejeitado porque sua filha não era libanês. A filha foi tratada por três anos antes de morrer de sua doença. O governo ainda considerado seu um estrangeiro, embora ela nasceu e cresceu aqui.

"Fomos obrigados a pagar o tratamento. Os medicamentos custam 12 milhões de LBP ($ 8.000) a cada 21 dias. Mesmo que meus filhos querem trabalhar, eles devem trabalhar fora do Líbano," Mariam disse amargamente, tentando esconder sua tristeza. Ela disse: "Meu filho queria estudar medicina, mas optou por outra opção, porque ele não tem permissão para exercer a profissão no Líbano."

"Como uma mulher libanesa, como posso preservar minha dignidade quando minha filha tinha que passar por tudo isso, e meu filho não pode se juntar a um clube desportivo para a prática de um hobby?"perguntou ela. Mariam se recusa a deixar o Líbano. Ela prefere ficar e exigir seus direitos. "Eu quero viver com dignidade no Líbano."

Mariam abordou o discurso do ministro das Relações Exteriores Gebran Bassil após seu retorno de uma visita à América Latina. "Ele está falando sobre uma lei para restaurar a cidadania, enquanto nós estamos gritando sem parar por nacionalidade para os nossos filhos. Este é o nosso direito legítimo."

As autoridades temem que a disfunção demográfica se as mulheres libanesas é dado o direito de passar sua nacionalidade sobre a sua família. Mariam responde: "Todas estas justificativas não concedem às mulheres os seus direitos ... Eles nos levaram de volta à Idade da Pedra. Vivemos em uma sociedade patriarcal." Ela acrescentou: "Desenvolvimento e cultura só pode ser alcançado quando estamos todos unidos e iguais."

"Se eu sou casado com um não-Libanês, isto é um crime a ser punido por? Estou ligando para o meu bem, e eu estou cumprindo minhas obrigações para com o meu país. Por isso, eu quero o meu direito de conceder a minha nacionalidade para os meus filhos , "

O mundo está comemorando o Dia Internacional da Mulher, mas para Mariam, é diferente. "O que estamos comemorando? As mulheres são consideradas bens a serem comercializados. Chegamos a um ponto em que nos perguntamos por que ainda estamos vivendo neste país, e onde está o nosso direito?"

Myriam dirigida a cada tomador de decisão: "Como uma mulher libanesa, se você quer comemorar o meu dia, dá-me o meu direito."

Fonte: Pulso

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário