quinta-feira, 10 de setembro de 2015

BRASIL: MÉDIA MUNDIAL NA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL É SUPERADA


O Brasil reduziu em 73% a mortalidade infantil em relação a 1990, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde e a UNICEF.

O Brasil reduziu em 73% a mortalidade infantil em relação a 1990, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). O desempenho foi superior a média mundial, que no mesmo período apresentou redução de 53%. Segundo a pesquisa, no Brasil, há 25 anos, a cada mil nascidos vivos, 61 morriam. Em 2015, a cada mil crianças 16 morrem. As informações foram publicadas nesta quarta-feira (9) pelo portal O Globo.

O relatório, segundo o jornal, destaca que o Brasil teve uma redução significativa e conseguiu inclusive diminuir as disparidades regionais, mas elas ainda são fortes. "Dos cerca de 5.500 municípios, mais de mil têm a taxa de mortalidade de crianças até 5 anos no patamar de cinco mortes para cada mil nascidos vivos. Mas em 32 municípios, a taxa excede 80 mortes a cada mil nascidos vivos", aponta o documento.

No mundo, 12,7 milhões de crianças de até cinco anos tinham morrido há 25 anos. Em 2015, pela primeira vez, o índice deve ficar abaixo de seis milhões.

A OMS e a Unicef chamam atenção para o fato de a meta de redução da mortalidade infantil em dois terços do mundo não ter sido cumprida. De acordo com o estudo, cerca de 16 mil crianças na faixa etária até 5 anos morrem diariamente e o maior risco de morte é verificado nos primeiros dias após o nascimento. Cerca de 45% dos casos ocorrem antes que a criança complete um mês de vida.

Entre as causas da mortalidade infantil estão doenças como pneumonia, diarreia e malária, mas o principal motivo da morte continua sendo a desnutrição, responsável por metade das vítimas.

Com informações de O Globo


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário