terça-feira, 22 de setembro de 2015

BRASIL: LUTADORES DE ACADEMIA REALIZAM 'BLITZ' PARA ATACAR SUSPEITOS DE ASSALTO


Justiceiros de Copacabana: 30 praticantes de artes marciais realizam 'blitz' na zona sul em busca de "moleques de chinelo, com cara de quem não tem R$ 1 no bolso"

Em mais um fim de semana com arrastões em praias cariocas, um grupo de jovens decidiu fazer justiça com as próprias mãos.

Cerca de 30 homens, a maioria praticante de lutas marciais, realizaram “blitz” em ônibus que ligam o subúrbio aos bairros de Copacabana e Ipanema, na zona sul.

Buscavam “moleques de chinelo, com cara de quem não tem R$ 1 no bolso”, nas palavras de um deles.

“É óbvio que eles querem assaltar. Tocam o terror, vamos tocar também. É legítima defesa”, afirma Antônio, de 27 anos, que trabalha como vendedor de loja e mora em Copacabana.

Daniel, 31, também participa das ações. Ambos treinam em uma academia de jiu jitsu.

Os dois treinavam em horários diferentes e se conheceram em um grupo de WhatsApp. Por meio do aplicativo, marcam locais e horários para coibir supostos assaltantes.

No domingo (20), o grupo parou um ônibus da linha 472, que faz o trajeto entre o Leme (zona sul) e Triagem (zona norte), na avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Imagens feitas por câmeras de celulares de moradores mostraram quando um menor foi retirado de dentro do coletivo e recebeu uma série de socos e chutes. Policiais precisaram intervir para evitar o linchamento.

Os integrantes do grupo prometem repetir a “blitz” no próximo final de semana.

“Não espancamos. Queremos mostrar que não somos reféns. Os policiais nos apoiaram, tanto que não nos prenderam. É o terceiro final de semana que fazemos isso”, diz Daniel, enquanto toma um copo de leite misturado com suplemento proteico.

Ele e colegas “vigiaram” as ruas de Copacabana na tarde de domingo e atacaram ao menos mais um ônibus, da linha 474, quebrando a janela e brigando com passageiros.


Passageiros pulam de ônibus pela janela após ações de justiceiros (Agência Estado)

Vendedora de uma sorveteria, Mayara da Silva, 22, disse que viu quando uma vítima de assalto reagiu e os vigilantes a ajudaram.

“Fechei a porta da loja várias vezes. Quando os dois grupos se encontravam, era uma pancadaria só. Eu apoio a revolta”, disse Mayara.
Reações

A onda de arrastões – um fenômeno que surgiu nos anos 90 nas areias das praias do Rio – durante o final de semana, apesar do reforço policial, levou alguns moradores das zonas mais ricas da cidade a se trancar em casa resignados.

Mas também alimentou a indignação de outros que lotaram grupos no Facebook com dicas de segurança, como sair armados com spray pimenta e guardassóis, e mensagens de frustração pela falta de policiamento e de “leis mais rígidas”.

Postagens com iniciativas de patrulhamento cidadão e convites ao uso de violência contra os assaltantes começaram a aparecer dentro e fora das redes sociais.

Um dos membros identificado como policial civil postou em dois grupos a seguinte mensagem: “Todos os moradores devem procurar os síndicos de seus prédios e pedir que em caso de violência contra esses marginais, se alguém atirar e matar um merda desse, não forneçam imagens das câmeras à polícia! Apaguem as imagens imediatamente! Ninguém é obrigado a fornecer as imagens! Digam que o sistema está com defeito!”.

A única participante que discordou da postagem foi convidada pelo resto a adotar um bandido e a sair da página.
Raízes do problema

Entender como uma simples ida à praia virou um pesadelo em potencial na Cidade Maravilhosa é um desafio até mesmo para especialistas em segurança pública. Isso porque as diversas raízes do problema dificultam tanto sua plena compreensão quanto a aplicação de soluções eficazes.

Para a socióloga Lia de Mattos Rocha, do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o “cobertor curto” da segurança pública no Rio é um dos fatores que ajuda a explicar o cenário. “Quando se investe muito em um lugar, algum outro fica sem cuidado”, explica.

Os arrastões são praticados por jovens que se deslocam, em sua maioria, de bairros da zona norte, pouco atendidos pelo poder público, para a orla da zona sul, a região mais turística e valorizada da cidade.

Nas áreas de origem dos protagonistas dos arrastões, aponta a pesquisadora, eles se acostumam desde cedo a ser reprimidos pela Polícia Militar. Desde o início deste ano, a ida deles às praias da zona sul da cidade em fins de semana de sol passou a ser interrompida no meio do caminho por operações da PM. Nas blitzes, os ônibus que levavam os jovens da periferia eram parados durante o trajeto. Muitas vezes, eles foram impedidos de seguir viagem, ainda que não tivessem cometido crimes. Em um só dia, em agosto, 150 adolescentes foram apreendidos. “Isso gera revolta”, disse Lia.

Questionado pela Defensoria Pública do Rio, este tipo de ação foi proibido pela Justiça no último dia 10, o que gerou reclamações do secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame. Nesta segunda (21), em resposta aos novos arrastões, ele atribuiu as ações à restrição ao trabalho dos policiais e disse que as abordagens voltarão a ser realizadas. O secretário afirmou ainda que as ações vinham “dando resultados positivos” e reclamou a polícia está sendo “constrangida”.

“Quando o secretário diz que a polícia está impedida de trabalhar por conta da decisão judicial, o que ele sinaliza é um pedido de autorização para agir ao arrepio da lei”, analisou Lia Rocha. De acordo com a socióloga, o tipo de delinquência praticado pelos jovens pode ser visto como o resultado de “um certo asfixiamento dessas populações diante da repressão”.

A educadora Eliana Sousa Silva, diretora da ONG Redes da Maré, classificou como “lamentáveis” tanto os arrastões quanto a resposta do poder público. “A polícia acaba demonstrando todo um preconceito em relação a determinados segmentos da sociedade. Apenas pessoas negras, homens, são diretamente atingidas. A resposta dada pela PM não enfrenta o problema real”, argumentou.

Beltrame justificou as medidas da polícia dizendo que não se trata de racismo, mas, sim, de vulnerabilidade. “Como é que um jovem sai de Nova Iguaçu, a 30 km de distância da praia, sem dinheiro para comer, para beber, para pagar a passagem, só com uma bermuda?”, declarou.

“Todas as pessoas têm direito à cidade, pobres e ricos. É um absurdo você usar como critério para determinar se uma pessoa vai cometer um crime o fato de ela estar ou não com dinheiro no bolso. É um descalabro que demonstra a falta de entendimento do Estado sobre as questões mais profundas que levam a essa violência”, respondeu Eliana.


Fonte: Folhapress -\- EL País

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário