quarta-feira, 16 de setembro de 2015

SÉRIE DE QUADRINHOS RETRATA O DRAMA DE QUEM CONVIVE COM A DEPRESSÃO



Para o artista norueguês Kristian Nygård não existe uma linha de divisão entre o otimismo e o pessimismo. Esses humores podem viver juntos. Pelo menos em seu projeto de história em quadrinhos intitulado Optipess, nome esse que é justamente a junção dessas duas palavras, em inglês (optimism + pessimism).

Sintomas como depressão e melancolia são temas frequentes neste projeto, que tem recolhido críticas muito positivas, tanto na internet, como na revista mensal Kollektive, onde foi publicado. Optipess já participou também de uma edição especial da versão norueguesa do Le Monde Diplomatique, em 2012, e teve uma de suas tiras convidada pelo jornal Aftenposten, em 2010.

No site do Optipess é possível acessar os arquivos de quadrinhos desde 2008, assistir making of das produções de Kristian, comprar impressões, assim como fazer uma doação para o projeto continuar vivo, ou se tornar um mecenas dele através do Patreon.

Uma discussão e reflexão sempre necessária, para ver nos quadrinhos abaixo:

A Fada da depressão





Internet


Eu estou tão solitário / Por favor, seja meu amigo.
Curativo emocional


Depressão, O Videogame / Aperte qualquer botão para começar / Na verdade, o jogo vai começar em 5 segundos / Aperte %#$*+?/=&%* para sair da cama




Como apertar um nó

Campo de extração de doença / Saída

Eu fiquei uma noite inteira enviando centenas de mensagens em garrafas / Todas com meus contatos, junto com um apelo desesperado por contato humano

A única resposta me avisou que tinha escrito errado a palavra “Solidão”.
Dinossauro no jardim



Abaixo do mar


Todas as imagens © Kristian Nygård


Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário