segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"ESTADO ISLÂMICO" É UM INSULTO À FÉ, DIZEM LÍDERES MUÇULMANOS


Os imames pedem que o governo britânico e outros parem de usar o termo, que segundo eles dá credibilidade a uma organização terrorista

Por Daniel Boffey

O primeiro-ministro britânico e a mídia deveriam parar de legitimar o grupo terrorista que assola a Síria e o Iraque ao descrevê-lo como "Estado Islâmico", afirma uma coalizão de líderes religiosos e organizações que representam os muçulmanos britânicos. O uso do título preferido pelos jihadistas, segundo eles, dácredibilidade aos militantes sunitas e insulta a fé islâmica.

Os signatários de uma carta enviada a David Cameron, entre eles o presidente da Sociedade Islâmica da Grã-Bretanha, Sughra Ahmed, admitem que os muçulmanos do Reino Unido precisam fazer mais para impedir que seus jovens sejam enganados a participar do "ódio e veneno" do grupo. "Devemos aproveitar qualquer oportunidade para continuar dizendo em alto e bom som que 'não é em nosso nome' e 'não é por nossa fé'", escreveram.

Os autores da carta também pedem que o primeiro-ministro britânico reformule sua linguagem. Cameron, assim como outros importantes políticos, referiu-se diversas vezes ao "Estado Islâmico", inclusive durante um debate na Câmara dos Comuns este mês.

Os signatários, como Mohammed Abbasi, da Associação de Muçulmanos Britânicos, e Amjad Malik QC, presidente da Associação de Advogados Muçulmanos, escreveram: "Não acreditamos que o grupo terrorista responsável deva receber a credencial e a estatura que deseja chamando a si mesmos de Estado Islâmico. Não é islâmico nem é um Estado."

"O grupo não tem estatura junto aos fiéis muçulmanos, nem entre a comunidade internacional de nações. Ele claramente nunca aceitará as obrigações que qualquer Estado legítimo tem, incluindo a responsabilidade de proteger os cidadãos e respeitar os direitos humanos. Por isso acreditamos que a mídia, a sociedade civil e os governos devem se recusar a legitimar essas fantasias ridículas de 'califado', aceitando ou propagando esse nome. Propomos que Estado Não Islâmico seria um nome preciso para descrever esse grupo e sua agenda -- e começaremos a chamá-lo assim."

A intervenção marca a intensificação de uma campanha de proeminentes muçulmanos britânicos para impedir que os jovens em busca de aventura se unam aos militantes. Ela se segue a uma recente decisão de líderes muçulmanos de emitir uma fatwa condenando os jihadistas britânicos.

Seis importantes estudiosos islâmicos endossaram a fatwa no mês passado, descrevendo os britânicos aliados às células do Estado Islâmico como "hereges" e proibindo os supostos jihadistas de unir-se ao grupo "opressivo e tirânico" no Iraque e na Síria. Teme-se que até 500 britânicos tenham viajado à Síria ou ao Iraque desde 2011 para unir-se ao grupo e seus afiliados.

Em uma carta vista pelo Observer, os signatários acrescentam: "Acreditamos que enviaria uma mensagem poderosa na Grã-Bretanha e ao redor do mundo se o senhor, como nosso primeiro-ministro, se somasse a nós para conduzir um debate nacional em busca de uma maneira alternativa adequada de referir-se a esse grupo e contestar ainda mais sua legitimidade e influência.

"Isso poderia ser especialmente poderoso porque todos no país e no exterior podem ver que o senhor está sendo solicitado a fazê-lo pelos próprios muçulmanos britânicos, que querem deixar claro por que esse grupo é rejeitado com veemência.

"Temos certeza de que a maioria dos muçulmanos britânicos concordaria que 'Estado Não Islâmico' é um rótulo consideravelmente mais adequado para esse grupo venenoso -- e esperamos que nossos concidadãos se unam a nós.

"Sabemos que esse seria um pequeno passo simbólico e que todos devemos trabalhar juntos para construir a inclusão e a integração na sociedade britânica que repeliria essas ideias venenosas."

Dilwar Hussain, do grupo beneficente Novos Horizontes no Islamismo Britânico, que trabalha pela reforma do pensamento muçulmano, e um dos 18 signatários da carta a Cameron, disse que também é importante para os muçulmanos britânicos serem vistos falando contra as opiniões extremistas de homens como Anjem Choudary, que foi entrevistado pelo Observer na semana passada.

Choudary, um ex-advogado ligado a muitos britânicos que combateram na Síria e que reconhece o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi,como "o califa de todos os muçulmanos e o príncipe dos fiéis", afirmou que a política externa de Washington é a culpada pela decapitação do jornalista americano James Foley.

Hussain, que já foi membro da Comissão para a Igualdade Racial, disse: "O risco é que para um público insuspeito damos a impressão de que suas opiniões realmente têm algum peso entre a maioria dos muçulmanos britânicos. Choudary organiza reuniões frequentadas por um punhado de pessoas. Suas opiniões foram redondamente condenadas por líderes muçulmanos, imames e cidadãos de todo o país."

"Ele diz que preferia viver lá, nesse chamado califado. Deveria fazê-lo. Mas o que queremos deixar muito claro é que os muçulmanos que gostam de viver aqui na Grã-Bretanha não reconhecem suas opiniões ou as do EI. Ele não é nós, e não é nossa religião."

Fonte: The Observer - Guardian

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário