sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PROJETO TRANSFORMA CASAS DE BAIXA RENDA EM GALERIAS DE ARTE NA CIDADE DO CABO - COM VÍDEO


A Cidade do Cabo é a segunda maior na África do Sul, sendo apontada como maior destino turístico do país. Importante pólo comercial e industrial, desenvolve-se rapidamente por conta de suas riquezas naturais e não só (como no caso do petróleo), além de ser explorada nos setores têxtil, químico e alimentício.

Como toda grande metrópole, a cidade carrega um grande problema aliado ao seu crescimento econômico: a desigualdade social, que persistiu mesmo após a Copa do Mundo de 2010. Para combater, em partes, o problema, o projeto Maboneng – Township Arts Experience está há 10 anos transformando casas populares em galerias de arte.

A ideia, criada em “Townships” – favelas que nos tempos do Apartheid eram destinadas aos não-brancos – surgiu quando a idealizadora do projeto Alexandra Township conheceu a artista nativa Siphiwe Ngwenya, que notou a falta de consciência artística em seu bairro, vista como algo proveniente “de fora”, distante da realidade da população. Após dar o primeiro passo e começar a expor suas obras, Siphiwe envolveu artistas locais e incentivou crianças a explorarem esse lado.

Com as mentes aflorando o dom artístico, surgiu o programa nacional que hospeda festivais anuais de arte municipais e inclui várias rotas de arte permanentes, atraindo inúmeros visitantes. Famílias e proprietários de imóveis trabalham em conjunto com o projeto para criar um ambiente acolhedor e intimista nestes lugares. Já foram transformadas mais de 70 casas em galerias, exibindo mais de 50 artistas e incentivando os moradores a investir na arte.



“Trabalhamos humildemente com proprietários de casas e famílias para criar um ambiente acolhedor artístico e íntimo em nossas cidades”, dizem os responsáveis. O objetivo é transformar estas townships em grandes cidades por meio das artes, até 2030, promovendo a cultura, o conhecimento, a participação popular e expandido o conhecimento das comunidades envolvidas.

















Todas as fotos © Maboneng e Nkululelo Marais

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário