terça-feira, 23 de setembro de 2014

RÚSSIA QUER ASSUMIR CONTROLE DA WEB NO PAÍS 'EM CASO DE EMERGÊNCIA'


A Rússia está fazendo planos para garantir o controle estatal sobre a internet durante uma emergência nacional, segundo a imprensa russa.

De acordo com o que já foi revelado, uma guerra ou uma revolta ao estilo Primavera Árabe seriam alguns dos eventos que poderiam ser classificados como emergência no âmbito desse plano, que está em discussão no Conselho de Segurança da Rússia.

As autoridades alegam que, atualmente, o país depende muito de sistemas estrangeiros para manter suas páginas de internet.

O plano está sendo preparado em um momento em que o país enfrenta uma série de sanções da União Europeia e dos Estados Unidos por conta do suposto envolvimento russo no conflito na Ucrânia.

Líderes ocidentais acusam a Rússia de desestabilizar a Ucrânia enviando militares e armas pesadas para as forças separatistas no leste do país – algo que as autoridades de Moscou negam.
Controle dos domínios

Um porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, justificou o debate afirmando que recentes ações dos Estados Unidos e da Europa "têm sido marcadas por um certo grau de imprevisibilidade, e precisamos estar prontos para qualquer coisa".

Por sua vez, o ministro das comunicações russo Nikolai Nikiforov confirmou que o país está fazendo planos que levam em contra as sanções.

"Nessas condições estamos trabalhando em cenários nos quais nossos parceiros subitamente decidam nos cortar da internet".

Especialistas entrevistados pelo site de notícias russo Vedomosti afirmaram que o órgão federal Rossvyaz, encarregado das comunicações, poderia assumir o controle dos domínios da internet, como aqueles terminando em .ru ou .rf.

Todos os provedores no território do país também seriam subordinados ao órgão.

Ainda não está claro se o controle mais forte sobre a infraestrutura da internet na Rússia afetaria relações com a organização Icann, baseada nos Estados Unidos, que governa os domínios de internet internacionalmente.

Nikiforov afirmou que seu ministério realizou exercícios com o Ministério da Defesa e o FSB (agência de inteligência russa) para se preparar para um eventual cenário no qual a Rússia seja privada de serviços de internet.

Keir Giles, um especialista em segurança cibernética baseado em Londres, afirmou que o FSB recebeu novos poderes de vigilância da internet desde que o analista americano Edward Snowden expôs a extensão das ações de monitoramento secreto do tráfego da internet feitas pelo governo americano.

De acordo com outro site de notícias russo, o Gazeta.ru, as autoridades russas estão considerando também mudar características das conexões de internet no país para monitorar a rede mais facilmente.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Um comentário:

  1. Brasileiros lutando na ucrania http://infoborona.org/2014/09/25/dobrovolec-iz-brazilii-voyuet-pod-komandovaniem-mozgovogo.html

    ResponderExcluir