sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CASO EXTREMAMENTE RARO DE MULHER SEM CEREBELO INTRIGA MÉDICOS


Uma mulher chinesa de 24 anos foi ao hospital reclamando de tontura e náuseas. Ela provavelmente não estava preparada para descobrir a causa do desconforto: ela é saudável, mas não tem um cerebelo. Este é o nono caso em toda a história da medicina.

O cerebelo é uma parte bastante considerável do cérebro, e é importante para o controle motor e algumas funções cognitivas. Na imagem acima, o cérebro da mulher sem cerebelo está do lado esquerdo; à direita, é retratado um cérebro normal.

O fato de que ela viveu sem esta região vital serve para mostrar como o cérebro humano é adaptável como um órgão. A mulher relatou ter alguns problemas com o controle motor, só aprendeu a falar aos 6 anos de idade, e começou a andar aos 7. Mas mesmo sem uma grande parte do cérebro, ela aprendeu tudo isso!

Esta é uma das condições mais raras na medicina. A mulher chinesa está entre apenas nove pessoas conhecidas na história por terem sobrevivido sem um cerebelo. Por isso, não está claro o que os médicos vão recomendar para ela, embora haja pesquisas indicando que pessoas nessa situação morrem jovens. Bem, já é um milagre que ela tenha sobrevivido por tanto tempo. 

Fonte: New Scientist

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário