quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESTADO ISLÂMICO SE OCULTA EM BASTIÃO SÍRIO APÓS ANÚNCIO DE PLANO DE OBAMA


Por Tom Perry

BEIRUTE (Reuters) - O Estado Islâmico se recolheu em seu bastião sírio desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou ataques aéreos dos EUA ao grupo na Síria, desaparecendo das ruas, reposicionando armas e combatentes e reduzindo sua exposição na mídia.

Na cidade de Raqqa, 450 quilômetros a nordeste de Damasco, os moradores relataram que o Estado Islâmico vem remanejando equipamentos todos os dias desde que Obama anunciou, em 11 de setembro, que os ataques norte-americanos aos militantes podem se expandir do Iraque para a Síria.

Os ativistas do Estado Islâmico que normalmente respondem perguntas na Internet estão desconectados desde então. Seus líderes não deram uma resposta direta a Obama, cujo discurso da semana passada não foi mencionado em um vídeo divulgado no sábado exibindo a decapitação do refém britânico David Haines pelas mãos de um militante do grupo radical.

Enquanto os EUA tentam montar uma coalizão para combater o Estado Islâmico, a facção jihadista parece estar tentanto criar tanta incerteza quanto possível sobre sua estratégia.

Diante da perspectiva das incursões aéreas norte-americanas no Iraque, os combatentes abandonaram armamentos pesados, que os tornavam um alvo fácil, e procuram se misturar em áreas civis. Antecipando ofensivas semelhantes na Síria, o grupo pode já estar fazendo o mesmo na nação vizinha.

Em Raqqa, os militantes esvaziaram edifícios que usavam como escritórios, reposicionaram armamentos pesados e retiraram familiares dos combatentes da cidade.

“Estão tentando se manter em movimento”, disse um morador de Raqqa, comunicando-se via Internet e falando sob condição de anonimato por temer por sua segurança. “Eles têm células adormecidas (militantes infiltrados aguardando ordens) em toda a parte, e só se reúnem em encontros muito limitados”, acrescentou.

O principal general norte-americano prometeu nesta terça-feira “uma campanha persistente e contínua” contra o Estado Islâmico na Síria, e Washington provavelmente já está de olho em suas posições em Raqqa. Obama aprovou voos de vigilância sobre o território sírio no mês passado, e filmagens feitas por ativistas no começo deste mês parecem mostrar um drone (aeronave não-tripulada) dos EUA sobre a cidade.

Desde que tomou a cidade iraquiana de Mosul em junho, o grupo sunita ampliou seu controle sobre a província vizinha de Deir al-Zor, que faz fronteira com o Iraque. Cumprindo sua promessa de redesenhar o mapa do Oriente Médio, o Estado Islâmico declarou um califado que inclui territórios dos dois lados da divisa.

Enquanto se prepara para um ataque, o Estado Islâmico tem tentado promover sua causa junto aos moradores, e alguns já demonstraram apoio ao grupo, que levou alguma estabilidade à área, embora com mão de ferro.

(Reportagem adicional de Mariam Karouny)

Fonte: Reuters

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário