quinta-feira, 30 de outubro de 2014

BRASIL: MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE INTERDIÇÃO DE FRIGORÍFICO DA JBS EM SANTO INÁCIO


O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná entrou com uma ação na Justiça para pedir a interdição de uma fábrica da JBS (dona da Friboi, Seara e Swift) na cidade de Santo Inácio (PR).

O pedido foi feito na sexta-feira (24), depois que um vazamento de amônia na unidade deixou 66 funcionários da sala de cortes do frigorífico hospitalizados, entre eles três mulheres grávidas, no último dia 16.

O órgão ainda pede que a JBS pague uma indenização de 16,5 milhões de reais por danos morais coletivos.

De acordo com o MPT-PR, durante inspeção realizada no dia 22 de outubro, foi constatado que a empresa continua a submeter seus empregados aos riscos de vazamento de amônia porque ela não monitora a concentração da substância no ambiente.

Conforme a norma regulatória do setor, além de realizar esse controle, os frigoríficos precisam ter mecanismos para detecção precoce de vazamentos, sistemas de alarme, painel de controle do sistema de refrigeração e chuveiros de segurança, entre outros itens de segurança. Na unidade em questão, essas regras não estariam sendo cumpridas.

Por conta das irregularidades e da falta de um plano de resposta a emergências em caso de vazamento de amônia, o MPT-PR pediu a interdição das atividades da empresa até a adoção de medidas emergenciais.

"É inaceitável que a maior empresa de processamento de proteína animal do planeta não mantenha os padrões mais elementares de segurança para geração de frio e vapor", disse Heiler Natali, procurador responsável pelo caso, em nota.

No texto, ele ainda lembra que a própria JBS ajudou a estabelecer as regras e teve participação ativa nas discussões para a elaboração da NR36, a norma regulatória do setor.

Caso as medidas sejam descumpridas, a empresa pode ser multada em 50.000 reais por dia.

Outro lado

Procurada, a JBS informou em nota, nesta quarta-feira, que a unidade de aves de Santo Inácio está operando normalmente.

A empresa reforça que a Justiça paranaense concedeu um prazo de cinco dias para que ela realize algumas adequações na planta, "com o objetivo de aprimorar as medidas de segurança já existentes".

A companhia também diz que "os ajustes serão realizados dentro do prazo determinado pela justiça e a unidade de Santo Inácio seguirá normalmente suas atividades, sem qualquer prejuízo a seus colaboradores, clientes e comunidade."

Fonte: Exame

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário