sexta-feira, 29 de novembro de 2013

COMO CONSTRUIR UMA CASA SUSTENTÁVEL FANTÁSTICA COM 18 MIL REAIS


Construção barata, simples, sustentável e que ainda permite poupar espaço – o que mais poderíamos pedir pra resolver alguns problemas habitacionais das nossas cidades? Steve Areen, ex-comissário de bordo e fotógrafo americano, está dando que falar por conta de sua Dome Home, uma casa construída na Tailândia em apenas 6 semanas e que custou 8 mil dólares (pouco mais de 18 mil reais).

Tudo começou com as viagens: durante 22 anos, Areen correu o mundo e os lugares mais remotos deste planeta, normalmente sozinho (ele diz que a curiosidade é sua maior companheira). Em uma dessas viagens, o fotógrafo encontrou um pedaço de terra no noroeste da Tailândia, um mangueiral onde decidiu construir uma casa inovadora.

Ele pegou em tijolos de concreto e, com dois ajudantes e com materiais conseguidos junto da população, construiu portas, prateleiras, um lago e uma pequena varanda. A casa é ainda aquecida naturalmente e iluminada por enormes janelas, com um quarto com telhado verde. O banheiro é uma espécie de pátio, com plantas e água.

Além de sustentável e barata, a casa é linda por dentro e por fora, e nos obriga a refletir sobre a importância que damos às coisas materiais. Dá uma olhada no processo de construção e no resultado final.
DomeHouseThailand00
DomeHouseThailand0
DomeHouseThailand1
DomeHouseThailand2
DomeHouseThailand3
DomeHouseThailand4
DomeHouseThailand5
DomeHouseThailand6
DomeHouseThailand7
DomeHouseThailand8
DomeHouseThailand9
DomeHouseThailand10
DomeHouseThailand11
DomeHouseThailand12
DomeHouseThailand13
DomeHouseThailand14
A Dome Home (que significa qualquer coisa como “Casa-Cúpula”, pelo seu aspeto exterior) é inspirada na ideia de “compact living” japonesa, num país onde a sobrepopulação obriga a pensar novas formas de habitação. Areen quer levar o conceito para os Estados Unidos, mas o desafio é maior, pelas leis de construção e habitação mais rígidas do país.

Steve gravou inclusive um vídeo apresentando a sua casa inovadora, olha só:


Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

2 comentários: