quarta-feira, 27 de novembro de 2013

BODY ART MADE IN RUSSIA


Anatoli Brusilovsky é um artista plástico, escritor, mestre de colagem e assemblage. A primeira sessão de body art, realizada no estúdio do artista em Moscou, foi documentada pela revista italiana Expresso em dezembro de 1969. O conhecido mestre da fotografia registrou a galeria ímpar de retratos de ativistas do não-conformismo russo – "Panteão do Underground Russo". É autor de uma coleção de joias, objetos de arte ímpares, expostas pela primeira vez na Suíça, na Galerie Gmurzynska, em 2006 (http://www.gmurzynska.com)

Anatoli Brusilovsky (http://www.anatolbrusilov.com) falou à Voz da Rússia sobre a primeira obra de body artno mundo, o cinema de vanguarda e sua liberdade no regime totalitário:

– Eu sempre me dediquei a algo relacionado com a criação, com a vida livre. Para mim o símbolo da existência normal sempre foi a palavra “liberdade”. A liberdade total, na medida em que isso era possível e na medida em que era impossível.

Dir-se-ia: de que liberdade se poderia falar com o regime soviético? Eu não podia viajar ao exterior, não podia comprar uma casa ou um carro, apesar de ganhar bastante bem com o trabalho honesto de artista. A partir de meados dos anos 50 eu me dediquei à colagem durante alguns anos, trabalhei com diferentes editoras, ilustrei centenas de livros e revistas.

Posteriormente cheguei ao mundo do cinema, fui convidado para ser o artista plástico principal de um filme em que, num curto espaço de tempo, não mais de meia hora, deveria ser refletida toda a história da Rússia. Eu criei uma colagem em movimento, na qual os elementos iriam se mover no espaço, contrair-se, estender-se, disparar, passar de um para outro. Assim, em 1970 nasceu o filme “A Nossa Marcha” que recebeu 42 prêmios internacionais. Foi o primeiro filme varioscópico para cinema no mundo: dez e cem vezes mais heróis do que numa cena habitual do cinema.

Recentemente este filme foi restaurado e exibido novamente em Moscou e alguns espectadores disseram: “Meu Deus, nós tínhamos esquecido de que na época soviética ocorreram tais saltos surpreendentes para o futuro! Não tendo computador, nem qualquer técnica digital, nem câmera de vídeo, nada!”

Ano de 1969, inverno. Alguns amigos vieram-me visitar e disseram: Um famoso fotógrafo italiano veio a Moscou pela primeira vez. Ele viaja por toda parte e mostra aos italianos uns enredos surpreendentes. O italiano veio à União Soviética e mostram a ele somente camponesas e operários. Ele precisa de uma explosão, de ver coisas diferentes. Uma das revistas mais conhecidas da Itália, com a qual o fotógrafo colaborava, esperava fotografias do país inexplorado. O italiano chamava-se Caio Mario Garrubba. Eu o acalmei dizendo que tudo daria certo.

Eu comecei a refletir logicamente. “O que existe na Rússia que não existe em todo o mundo? Aas mulheres russas! Era o meu tema preferido. É verdade que mostrar mulheres não é uma grande descoberta. Mas eu sou um artista plástico! A Mulher se junta ao Artista e resulta em arte na mulher. Vou desenhar um quadro em um corpo feminino!

Caio Mario Garrubba veio e eu convidei uma das manequins moscovitas mais famosas. A moça era de uma beleza incrível! Todos se apaixonaram imediatamente por ela, abriram a boca, ela tirou a roupa e eu peguei a paleta com tintas e comecei a desenhar nela. Sendo que meu quadro podia sorrir, conversar e mover-se. A descoberta foi grandiosa. Foi a primeira experiência de body art no mundo. Eu próprio me surpreendi com o quanto era incrível. Tanto para mim, como para Caio Mario foi um verdadeiro êxtase! O fotógrafo ficou impressionado com a novidade inesperada.

Ele partiu e já em dezembro de 1969 meus conhecidos na embaixada da Itália trouxeram-me a revista. Contaram que os italianos estavam encantados, achavam a Rússia, as pessoas e a arte, tudo muito interessante. Eu levantei o prestígio do país!

Mas a revista não tem apenas fotografias, mas também textos. Eu e Garrubba não podíamos prever que na redação publicariam debaixo da foto um poema proibido na URSS e na capa a modelo pintada por mim e o título: “Sobre as cinzas de Stalin”. No Kremlin qualificaram esta publicação de “subversão ideológica”. Mas a onda dabody art já corria pelo mundo, começaram até mesmo a ser criadas academias. Publicaram muitos livros em que me chamavam de patriarca desse movimento.

Eu nunca viajava ao exterior, mas no entanto realizaram-se mais de 50 exposições em todo o mundo, houve catálogos e artigos sobre mim. Eu tinha uma vida normal de artista plástico livre, num país livre. Era impossível acreditar nisto.

Chegou a Perestroika e uma enorme quantidade de meus colegas e conhecidos foram para o exterior. Se eu quisesse teria ido também, eu já tinha uma biografia de criação bastante boa. Mas eu nunca quis deixar a Rússia, eu gosto muito e sempre gostei da Rússia.

Em 1987 eu fui a Paris e passei um ano lá. Para mim foi uma saída do apartamento fechado para o ar livre. E mesmo assim não foi emigração. Vivi em Paris gozando a vida, porque vendi muitos trabalhos. Os amigos franceses levaram-me por todo o país e procuraram mostrar-me tudo. Voltei a Moscou com muitas impressões. Então começaram a chegar outros convites. Eu passei a viajar e a voltar. Assim se passaram vários anos. Eu era feliz porque podia voltar!

Quando eu cheguei à Alemanha, logo caí num círculo de pessoas ligadas à arte, que me diziam o tempo todo: “Agora você está na Alemanha e deve fazer uma biografia alemã, estudar os gostos, a vida, para se tornar um artista alemão”. A isto eu sempre respondo: “Eu sou artista plástico russo e orgulho-me disto!"

Eu vivo na Alemanha já há 23 anos. Mantive sempre o passaporte russo. Eu trabalho em duas casas e regresso sempre a Moscou. Esta circunstância facilita a vida muito.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário