quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEPOIS DE VIAJAR O MUNDO, DUPLA FRANCESA CRIA TÊNIS SUSTENTÁVEIS FEITOS NO BRASIL - COM VÍDEO


François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp são franceses, amigos de longa data e partilhavam um desejo comum: viajar e conhecer projetos de sustentabilidade feitos por empresas espalhadas pelo mundo. O que encontraram pelo caminho os desiludiu e a pergunta chegou: “o que podemos fazer pra mudar esse cenário?”. Perdidos de amores pela floresta amazônica, eles decidiram criar os primeiros tênis sustentáveis do planeta.

O objetivo era juntar três coisas: moda, comércio justo e ecologia. Pra isso era preciso que a marca respeitasse os valores da natureza e trabalhasse com ela (ao invés de se aproveitar dela), apoiasse os pequenos produtores e a criação de emprego e, claro, conseguisse produtos visualmente atrativos. Assim nasceu a marca de calçado francesa veja, corria o ano de 2004.

Desde aí, os tênis da marca são 100% produzidos no Brasil, dos campos do nordeste brasileiro para as prateleiras das lojas europeias. O algodão é colhido por uma cooperativa de pequenos agricultores no Ceará, uma das regiões mais pobres e vulneráveis do nosso país, a um preço justo (65% acima do preço de mercado mundial), beneficiando diretamente as famílias; a borracha utilizada pra sola dos sapatos é comprada a seringueiros na Amazônia, por um valor também estável e não sujeito a variações de mercado, incentivando a luta contra o desmatamento; e o couro é curtido a partir de vegetais, reduzindo a poluição nas águas do curtume.

No vídeo abaixo, pode ver como funciona o processo de extração da borracha diretamente das seringueiras da Amazônia (as únicas no mundo que crescem selvagens).
A melhor notícia? Se até aqui os tênis eram produzidos no Brasil mas vendidos lá fora, a partir de agora eles podem ser comprados dentro do nosso país. Assim nasce a Vert (que significa Verde) e que promete manter os padrões sociais e ambientais da sua parceira na França, a Veja. Os criadores chamam a isso “desobediência comercial”, já que vai contra o sistema instalado, que não raras vezes garante o lucro à custa dos direitos dos trabalhadores.

Reduzindo a cadeia de produção, é possível remunerar justamente quem trabalha, com as consequências sociais que daí advêm, e manter um modelo de negócios sustentável. Essa forma de encarar o comércio levou a marca a ser premiada por publicações como o jornal The Guardian e ou a revista Vogue e a expor em alguns dos mais conceituados palcos europeus.

Selecionamos algumas imagens que ilustram o impacto positivo da marca no sertão brasileiro e alguns modelos dos tênis, masculino e femininos.
VertShoes1
VertShoes2
VertShoes3
VertShoes4
VertShoes5
VertShoes6
VertShoes7
À esquerda, um seringueiro trabalhando na extração de borracha e à direita o algodão agroecológico.
VertShoes8
VertShoes9VertShoes10
VertShoes11VertShoes12
VertShoes13
VertShoes14
VertShoes15

Assinalando o lançamento, a Vert está fazendo frete grátis pra todo o país – é de aproveitar. Pra saber mais sobre o conceito, ver vídeos e fotos, acesse o site aqui.

A chegada da Vert ao Brasil foi motivo pra um vídeo divertido durante o lançamento, em São Paulo. Dá uma olhada:

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário