terça-feira, 25 de março de 2014

A FASCINANTE JORNADA POR TRÁS DAS DOAÇÕES DE SANGUE - COM VÍDEO




O vídeo acima, feito pelo centro City of Hope de pesquisa e tratamento de câncer, mostra cada passo para levar o sangue de um doador até o paciente que precisa dele. É uma espiada no sistema circulatório que ajuda hospitais a salvar vidas todos os dias.

O processo é feito nos EUA, mas é basicamente o mesmo no Brasil. Primeiro, a bolsa de sangue entra em uma centrífuga, para realizar o “fracionamento dos hemocomponentes” – ou seja, para dividir o sangue em glóbulos vermelhos, brancos, plaquetas e plasma.

As hemácias recebem uma solução para durarem mais tempo, e são armazenadas em baixas temperaturas. As plaquetas (e glóbulos brancos) ficam em um equipamento especial, que as move constantemente e evita que elas coagulem. O plasma, por sua vez, é congelado.

Mas por que separar os componentes do sangue? Porque assim eles podem durar mais. O plasma dura 12 meses; o concentrado de hemácias resiste por mais de 30 dias; enquanto o concentrado de plaquetas dura entre 72 horas ou 5 dias.

Além disso, às vezes o paciente só precisa de certo componente do sangue. Como explica o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina):

glóbulos vermelhos: servem para tratar anemias;
plasma (parte líquida do sangue): serve para tratar hemorragias; parte do plasma é encaminhado para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos;
plaquetas: servem para tratar ou evitar sangramentos, e em pessoas que fazem quimioterapia.

Ao mesmo tempo, amostras do sangue são testadas para hepatite B e C, HIV, HTLV I e II, doença de Chagas e sífilis. Se houver algo errado, o sangue não será utilizado e o doador pode ser chamado de volta ao hemocentro.

Se estiver tudo OK, o sangue é liberado para os hospitais. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Se você está curioso para saber como funciona o processo no Brasil, assista a esta reportagem de Rodrigo Leitão para o programa Claquete, da Band.

Em um laboratório do hospital, o sangue é um bem precioso. Vê-lo tratado com tanto cuidado e precisão pode fazer você pensar de outra forma sobre ele – e sobre a doação de sangue.

Se você quer ser um doador, basta procurar o hemocentro mais próximo de você: confira estalista de hemocentros do Brasil; ou visite o endereço www.saude.XX.gov.br, trocando XX pela sigla do seu estado, para saber mais. 

Fonte: YouTube

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário