terça-feira, 25 de março de 2014

BUGATTI 100P: POR QUE ESTE AVIÃO FOI ESCONDIDO DOS NAZISTAS A SETE CHAVES?


A Segunda Guerra Mundial durou, oficialmente, entre 1939 e 1945, envolvendo diversos países e deixando milhões de mortos, o que resultou em um dos conflitos mais sangrentos já registrados na História da humanidade. Durante este período, a Alemanha nazista dominou boa parte do território europeu, estabelecendo administrações militares nos países ocupados.

Na França, o domínio alemão ocorreu durante basicamente toda a guerra, entre 1940 e 1944, quando as tropas aliadas derrotaram o exército nazista. Mas, apesar de ter metade do país dominado pelo exército de Adolph Hitler, os franceses conseguiram manter alguns de seus segredos intactos, como o avião Bugatti 100P.

O equipamento havia sido planejado por ninguém menos do que Ettore Bugatti, o lendário designer de automóveis — você já deve ter ouvido falar da marca de carros esportivos que leva o sobrenome de seu criador.
Um segredo escondido

Ettore Bugatti foi o responsável pela concepção do projeto do Bugatti 100P, um avião de velocidade que seria capaz de alcançar 800 km/h — lembre-se de que estávamos em plena década de 1930 e que, hoje, o canadense Bombardier CRJ1000 NextGen, quinto avião mais rápido do mundo, chega a no máximo 871 km/h.

Caso tivesse sido fabricada durante a ocupação da França, a máquina poderia ter sido decisiva para que a força aérea nazista vencesse a Batalha da Grã-Bretanha, por exemplo. O duelo foi travado entre as forças aéreas de Alemanha e Inglaterra logo no início da Segunda Guerra e vencido pelos ingleses.

Originalmente pensada como um avião de corrida para competir na Deutsch de la Meurthe de setembro de 1939, a aeronave não ficou pronta a tempo. Com a invasão alemã em 1940, o projeto do avião foi suspenso e Bugatti resolveu escondê-lo mesmo inacabado em algum lugar do interior da França durante os anos seguintes, até o fim do conflito.
(Fonte da imagem: Divulgação/Le Rêve Bleu Project)
(Fonte da imagem: Divulgação/Le Rêve Bleu Project)
O mais rápido do seu tempo

O projeto de Bugatti contou com a participação de Louis de Monge, seu principal engenheiro, e tinha como coração da máquina dois motores capazes de gerar uma potência de 900 cv, alcançando assim 800 km/h. Os motores seriam montados um à frente do outro, atrás do cockpit, mas desalinhados, sendo cada um deles responsável por alimentar uma das hélices frontais da aeronave.

A estabilidade do avião vinha de duas caudas em V, com inclinação de 102 graus, uma opção diferente da convencional da época, que era a utilização de caudas retas. O resfriamento do motor era feito de modo natural, levando o ar que chegava às asas do avião para dentro das engrenagens.

Um dos destaques do 100P eram os controles de voo computadorizados, que permitiam alterar o perfil da asa de modo a conseguir peso extra, reduzir o atrito com o ar ou até mesmo realizar uma aterrissagem — aparelhagem avançada para a sua época e que permaneceu adormecida durante diversos anos.
Enfim, à vida

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o Bugatti 100P foi “redescoberto” e vendido, tendo sido leiloado inúmeras vezes desde então. O modelo original está atualmente em exposição no Airventure Museum, nos Estados Unidos, depois de ter sido adquirido e restaurado.

O tempo e a fragilidade dos equipamentos, que ainda são originais, impedem o Bugatti 100P original de ganhar os ares, mas um grupo de fãs de aeronaves antigas resolveu recriar o modelo. O projeto “O sonho azul” (ou “Le Rêve Bleu”, em francês) pretende criar uma réplica em tamanho natural e capaz de voar do modelo idealizado por Ettore Bugatti em 1938.

Uma equipe de engenheiros dos Estados Unidos contou com a ajuda de um ex-engenheiro da Royal Air Force, a força aérea britânica, para trazer o antigo avião à vida. Eles levantaram mais de 60 mil dólares em doações por meio da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter.
O grupo espera finalizar o projeto no segundo semestre de 2014 e começar a realizar exibições em eventos de aeronaves nos próximos anos. Para saber mais sobre o projeto, acesse a sua página oficial.

Fonte: Tecnogeek

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário