terça-feira, 26 de agosto de 2014

BRASIL: EMPRESA QUE APAGOU GRAFITE PAGA NOVO PAINEL NA AVENIDA 23 DE MAIO


Depois de apagar, por engano, um mural do grafiteiro "Nunca" na avenida 23 de Maio, uma empresa que presta serviço de limpeza de muros para a prefeitura teve que se redimir e bancar a pintura de um novo painel do artista no lugar.

Segundo Francisco Rodrigues, 31, o Nunca, a decisão foi tomada em uma reunião com o secretario de Coordenação de Subprefeituras, Ricardo Teixeira.

O painel apagado havia sido feito a convite do Sesc em 2005 e tinha autorização municipal.

O novo painel, que é diferente do antigo, está quase pronto e consumiu cerca de 600 latinhas de tinta em seus 10 metros de altura e 30 de largura. Considerando um custo médio por latinha de R$ 20, são R$ 12 mil, fora o aluguel do andaime motorizado necessário para o trabalho.

Nem a prefeitura nem o grafiteiro forneceram o valor total gasto no novo trabalho, que se chama “Os novos canibais”.

A obra apagada havia sido publicada em 2008 no livro “Street Art, The Graffiti Revolution”, lançado por ocasião de uma exposição sobre o tema no Tate Modern, em Londres. Durante o evento, Nunca e a dupla de grafiteiros Os Gêmeos pintaram a fachada do museu.

Em junho, quando o grafite que ficava embaixo do viaduto Jaceguai, na Bela Vista (região central), foi coberto com tinta cinza, a prefeitura afirmou que as empresas terceirizadas responsáveis pelo serviço não conseguem diferenciar “manifestação artística de dano ao patrimônio”.

Agora, a prefeitura trabalha para criar um manual que oriente os funcionários dessas empresas sobre o que deve ou não ser apagado.

A limpeza de grafites têm gerado críticas à prefeitura. No ano passado, uma obra de Os Gêmeos, com referência aos protestos, foi apagada no centro. Os grafiteiros acusaram a gestão de Fernando Haddad (PT) de censura.

O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) também foi criticado em 2008, quando um mural da dupla foi apagado na Radial Leste.

Em julho deste ano, o artista Thiago Mundano teve uma obra sua “limpa” na rua da Consolação. A intervenção tinha críticas à Copa e mensagens de apoio a ativistas presos pela polícia.

Fonte: Seres Urbanos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário