quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CAÇAS RAFALE FRANCESES REALIZAM EXERCÍCIO ARCTIC THUNDER NA NORUEGA


SEGUNDO A FORÇA AÉREA FRANCESA, É A PRIMEIRA VEZ O RAFALE SE DESLOCA TÃO AO NORTE PARA UM EXERCÍCIO, QUE OCORRE ENTRE 24 DE AGOSTO E 5 DE SETEMBRO NA BASE NORUEGUESA DE BANAK E ENVOLVE ONZE CAÇAS DE TRÊS ESQUADRÕES
-

Em notas divulgadas nos dias 26 e 27 de agosto, a Força Aérea Francesa informou que um destacamento francês de 200 pessoas, dos quais trinta tripulações de Rafale dos esquadrões de caça 1/7 Provence, 1/91 Gascogne e 2/30 Normandie-Niemen está desdobrado na Base Aérea de Banak, na Noruega, para o exercício Arctic Thunder. Trata-se da primeira campanha de tiro realizada pela Força Aérea Francesa acima do Círculo Polar Ártico. Onze caças Rafale participam da campanha, que é focada no emprego de armamento ar-solo modular A2SM, especialemente de sua versão guiada a laser.

Autoridades norueguesas colocaram à disposição dos aviadores franceses o campo de tiro de Halkavarre, próximo à base, adequado ao emprego de tiros de canhão e de bombas, incluindo as GBU 12. É possível simular diversos cenários táticos, em condições realistas para que tripulações tanto jovens quanto experientes encontrem situações similares às de operações reais, reforçando a capacidade francesa permanente de intervenção.



Estão programadas cerca de trinta surtidas de emprego de armamento, o que se considera uma atividade “densa”. Uma preparação técnico-logística minuciosa foi necessária, e uma equipe dedicada à preparação do exercício já trabalhava pelo menos desde março, quando um primeiro reconhecimento da base de Banak foi feito. Essa equipe realizou a avaliação do potencial técnico e logístico da plataforma aeronáutica, determinando os meios técnicos e humanos que seriam desdobrados da França. Como se trata da primeira campanha de tiro do Rafale na Noruega, foi necessário enfrentar questões logísticas ainda inexploradas.


Cerca de 400 toneladas de material foram despachadas em 65 contêineres, principalmente para a Base Aérea de Banak (situada ao largo do Mar de Barents, acima do paralelo 70). Os contêineres foram desembarcados no porto de Hammerfest, distante 150km da base, e toda a manobra logística tomou várias semanas de trabalho. O material transportado veio das bases aéreas de Saint-Dizier e Mont-de-Marsan, onde estão abrigados os três esquadrões de emprego operacional de Rafale, baseados na França. Entre os materiais, destacam-se os grupos de geração elétrica, tratores de manutenção, meios de telecomunicações e de preparação de missão, sobressalentes e munições.




Fonte: Força Aérea Francesa

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário