A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, propõe incluir emendas na Lei de Comunicação Social , de acordo com as quais no mínimo 90% dos programas de televisão retransmitidos na Lituânia devem ser nas línguas oficiais da União Europeia.
Portanto, o número de programas em russo será diminuído de 30 para 10%. Esta informação foi transmitida na sexta-feira pelo serviço de imprensa da chefe deste país báltico. A presidente já preparou as respetivas emendas e submeteu-as ao exame do parlamento. A presidente Grybauskaite afirmou que semelhantes medidas são indispensáveis “a fim de defender o Estado e a sociedade contra a propagação da desinformação”em vista do “crescimento do número de ataques informativos e de propaganda hostil”. Ela apontou também que um regime semelhante está em vigor na Alemanha, França, Eslovênia e Malta. Atualmente, os conteúdos dos canais de televisão russos representam cerca de 30% de todos os programas retransmitidos na Lituânia.
Antes disso, a Comissão Lituana para Televisão e Radiodifusão tinha suspenso duas vezes por intermédio da justiça as emissões do Pervy Baltiysky, que retransmite os programas do canal Pervy russo, e impedido por um prazo de três meses a retransmissão dos canais de televisão RTR Planeta e NTV Mir. Isto foi feito sob o pretexto de que estes canais emitiriam programas que ofereciam uma concepção diferente da posição oficial da Lituânia, de eventos históricos neste país e do desenrolar da situação na Ucrânia.
Fonte: Voz da Rússia
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore
com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade
informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito,
exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da
Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais,
verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário