quinta-feira, 28 de agosto de 2014

PORTUGAL VAI AO BÁLTICO COM SEUS F-16


ALÉM DOS CAÇAS F-16 DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA, JATOS CF-18 DO CANADÁ, EUROFIGHTER DA ALEMANHA E F-16 HOLANDA SERÃO DESDOBRADOS NA REGIÃO, SUBSTITUINDO CONTINGENTES POLONESES, BRITÂNICOS, DINAMARQUESES E FRANCESES

Segundo a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), um novo revezamento no sistema de policiamento aéreo do Báltico (Baltic Air Policing – BAP) está prestes a acontecer. Neste 36º rodízio que ocorrerá neste final de agosto / início de setembro, os contingentes da Polônia (MiG-29), Grã-Bretanha (Eurofighter), Dinamarca (F-16) e França (Rafale / Mirage 2000), que já operam desde maio na região, passarão a responsabilidade da missão para as forças aéreas de outras quatro nações da OTAN.


A nação líder do novo rodízio será Portugal, que fará um desdobramento de seis caças F-16 da Força Aérea Portuguesa na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia. A cerimônia oficial em que o destacamento português assumirá a missão está marcada para 1º de setembro. Forças de outros três países atuarão em outras bases para compor o dispositivo: quatro caças CF-18 do Canadá também estarão baseados em Siauliai (segundo nota acompanhada de fotos do Ministério da Defesa da Lituânia, já pousaram na base), enquanto a Alemanha desdobrará quatro caças Eurofighter na Base Aérea de Ämari, na Estônia, e a Holanda empregará quatro caças F-16 na Base Aérea de Malbork, na Polônia.


O policiamento aéreo do Báltico, por parte de forças da OTAN, é realizado em rodízio desde abril de 2004, permitindo o alerta de reação rápida (Quick Reaction Alert) para interceptações nos espaços aéreos da Estônia, Letônia e Lituânia, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os três países, membros da OTAN, não têm meios próprios para realizar o policiamento aéreo de seus territórios, e por isso recebem o auxílio de outros membros da organização para preservar a integridade de sua soberania aeroespacial em tempos de paz, garantindo também a segurança coletiva. Até o momento, 14 nações da OTAN já apoiaram essa missão. A duração deste novo rodízio está prevista para quatro meses.


Fontes: OTAN e Ministério da Defesa da Lituânia 

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário