quarta-feira, 10 de setembro de 2014

COMO UMA CIDADE SUÍÇA TRANSFORMOU UM VIADUTO ANTIGO EM UM ESPAÇO DE CULTURA E LAZER


Antigamente, quando alguém usava a expressão “debaixo da ponte”, logo vinham à nossa cabeça imagens de miséria e degradação. Mas muitas cidades têm dado exemplos de como transformar pontes e viadutos urbanos em espaços amigáveis para seus habitantes. E Zurique é uma delas.

Construído no século XIX, o Im Viadukt fica bem no meio da metrópole suíça. Por cima dele passa uma das principais linhas férreas da cidade. E, debaixo da ponte, uma inovadora galeria comercial a céu aberto vem desde 2010 atraindo mais e mais visitantes.

Boutiques, lojas de design, mercadinhos e uma boa variedade de pequenos restaurantes ocupam os arcos inferiores do viaduto. Ao invés de grandes marcas globais, os escolhidos para expor no local são empresas pequenas e criativas da região. O governo cobra preços acessíveis para o aluguel dos espaços e, em troca, os donos contribuem socialmente com a cidade. Uma das formas é contratando pessoas com mais dificuldades de encontrar colocação profissional, como portadores de deficiência e jovens desempregados.

Nós estivemos lá no #SWISSExperience, foi idealizado pela Agência Ptahx | mindGo’s, junto com a SWISS International Airlines, com apoio do Switzerland Tourism, e realmente a transformação do espaço é uma super referência para ser aplicada em outros lugares do mundo.

Se visitar Zurique estiver nos seus planos de viagem futuros, vale dar uma passadinha por lá para conhecer. Você pode pegar um metrô e descer na estação Hardbrücke ou mesmo fazer um tour pelo bairro onde o Im Viadukt está localizado.








Todas as fotos © Jaqueline Barbosa

Foto via

Foto via

Foto via

Foto via


Foto topo © Zurich Tourism

Fonte: Heineken open your world

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário