quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRICS DREAM: PRIMEIRA LOJA ELETRÔNICA PARA CIDADÃOS E PARTIDÁRIOS DOS BRICS


Hoje, o projeto dos BRICS desperta não apenas enorme interesse, mas também grandes esperanças não somente entre especialistas econômicos e políticos, mas também da parte de simples cidadãos dos países-membros do grupo, como fora dos seus limites. O projeto BRICS Dream (Sonho dos BRICS) inscreve-se perfeitamente no quadro dos partidários da união dos BRICS e do mundo multipolar.

Os BRICS não precisam de uma apresentação especial. O grupo foi conhecido desde o início como união econômica que engloba principais potências em rápido desenvolvimento, cujo nome se formou das primeiras letras dos países-membros – BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) e, em 2011, se transformou em BRICS depois da entrada da África do Sul na união, adicionando deste modo mais uma letra ao nome da organização. Hoje, contudo os BRICS não são apenas uma união econômica, mas também uma verdadeira realidade geopolítica que agora já não pode ser posta em dúvida.

O projeto dos BRICS desperta não apenas enorme interesse, mas também grandes esperanças não somente entre especialistas econômicos e políticos, mas também da parte de simples cidadãos dos países-membros do grupo, como fora dos seus limites. Destaque-se em primeiro lugar que todos os países-membros da união são partidários convictos do mundo multipolar que relativamente há pouco se tornou realidade. Ao mesmo tempo, tal como a maioria de cidadãos dos BRICS, uma parte considerável de habitantes do nosso planeta está interessada em reforçar ainda mais esse caráter multipolar. Por outro lado, aqueles que aspiram a voltar à época unipolar representam uma minoria insignificante que integra, em particular, líderes de um certo grupo de países que têm uma grande vontade de fazer retroceder-nos para lá.

O projeto BRICS Dream (Sonho dos BRICS) inscreve-se perfeitamente no quadro dos partidários da união dos BRICS e do mundo multipolar. Foi desenvolvido com o objetivo de tornar-se a primeira marca mundial de vestido tanto para cidadãos dos BRICS, como para todos os partidários da união no mundo. O projeto se tornou real há muito pouco, em novembro do ano em curso. Os artigos que podem ser comprados no site são por enquanto camisetas com símbolos dos BRICS. Mas isso é apenas o início e a escolha irá variar rapidamente no futuro.

O objetivo do projeto, que é comercial e ideológico ao mesmo tempo, consiste em unir mais cidadãos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e também, o que não é menos importante, em construir para eles uma ponte de ligação com os cidadãos de todo o mundo que apoiam os BRICS ou revelam grande interesse em relação ao grupo. Não se deve esquecer que os BRICS são uma verdadeira alternativa aos existentes sistemas ocidentais não apenas ao nível econômico e financeiro internacional, mas também no plano geopolítico que se formou de fato em alguns últimos anos apesar da resistência muito dura de elites ocidentais que faziam os possíveis para impedir o reforço dessa união.

Ao mesmo tempo, é necessário acrescentar que a união dos BRICS não é e não será mais um clube “privilegiado” de nações “exclusivas” que tenham a vontade de construir sua própria arquitetura fechada. Tais casos já são conhecidos e os BRICS não estão interessados nisso.

Os BRICS têm a vontade de contribuir para a chegada de uma nova era em que os direitos internacionais e o respeito pela soberania dos Estados serão uma norma constituinte, uma era em que um grupo limitado de países ou, mais exatamente, grupos de elite limitados de alguns países que tem cada vez menor apoio de sua própria população não terão capacidades de aplicar abertamente uma política descarada de ditadura em relação à maioria da humanidade.

Os BRICS, em que vivem mais de 3 bilhões de pessoas do nosso planeta, não pretendem no entanto tornar-se novos donos do mundo. Eles, pelo contrário, estão dispostos para as relações justas com outros povos. Os BRICS estão capazes de ouvir outros Estados e de interagir com eles para construir um novo mundo com que muitas pessoas sonham. Esse processo já começou, o que constitui uma das ideias constituintes dos BRICS. É nesse contexto que o projeto BRICS Dream irá desenvolver-se contribuindo para a realização do sonho comum. O lema do projeto: New World, new rules (Novo mundo, novas regras).

Fonte: Voz da Rússia

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário