quarta-feira, 8 de maio de 2013

PAPA EREMITA MEDIEVAL NÃO ASSASSINADO, COMO SE ACREDITAVA

 

Celestino V, o papa eremita que estabeleceu precedente para Bento XVI, foi dado um novo rosto e destino por pesquisadores que examinaram seus restos mortais.
O último pontífice não escolhido por um conclave – e o primeiro a declarar que um papa pode renunciar legitimamente - Celestino V é considerado um dos papas mais enigmático da Igreja Católica.
Seus restos mortais, guardados na Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L'Aquila, Itália, não mostrou seu verdadeiro rosto, mas uma máscara de cera com a semelhança do Cardeal Carlo Confalonieri, o arcebispo de L'Aquila 1941-1950.
Sob a máscara, um buraco de meia polegada sugeriu que Celestine morreu de um prego conduzido por sua cabeça enquanto ele estava preso por seu sucessor, Bonifácio VIII.
"Durante séculos, este buraco no crânio tem alimentado especulações e lendas", disse Luca Ventura, do Departamento de Patologia do Hospital San Salvatore, em L'Aquila. "Mas a nossa análise não encontrou nenhum vestígio do assassinato projetado por Bonifácio. Pelo contrário, podemos dizer sem dúvida que Celestine não estava viva quando a lesão foi feito ".
Segundo o investigador, a morfologia da lesão mostra claramente que foi produzido em um crânio esqueletonizada. Muito provavelmente, o orifício foi feita com um instrumento pontiagudo, objecto metálico durante uma das muitas repetições de funerais de ossos de Celestine.
Baseando-se em técnicas forenses e um scanner laser, outra equipe de pesquisadores liderada por Sergio Tiberti, da Universidade de L'Aquila e Giulio Sacchetti, da Universidade de Roma Tor Vergata, usou o crânio para reconstruir rosto de Celestine, na forma de uma máscara de prata.
"O scanner virtual de reconstrução do laser produziu o rosto de um homem de 50 anos," Marino Di Prospero, um artista que já havia trabalhado em máscaras funerárias dos santos mumificados. "A informação foi útil para a idade de um modelo que foi feito com técnicas forenses tradicionais",
"O resultado é a face serena de um homem de quase 90 anos de idade que ainda pode inspirar emoções", disse Di Prospero. "Essa foi uma tarefa bastante artística."
Nascido em 1209 como Pietro Angelerio, também conhecido como Pietro da Morrone, Celestine aceitou o papado, em 1294, aos 85 anos, depois de ter vivido como um monge eremita em uma caverna nas montanhas Abruzzi.
Ele foi escolhido para suceder Nicolau IV por cardeais desesperados ansiosos para quebrar o impasse de um conclave eleitoral que tinha ido há mais de dois anos.
Enfraquecido e manipulada por Charles II, rei da Sicília e Nápoles, Celestine logo percebeu o erro que tinha feito. Cinco meses depois de ter sido eleito papa, ele deixou o cargo, alegando "deficiências de força física" e "saudade da tranquilidade da vida anterior", entre as razões para a sua decisão.
Cardeal Benedetto Caetani, que havia projetado a abdicação, foi prontamente eleito seu sucessor, com o nome de Bonifácio VIII.
Celestine não poderia desfrutar de tranquilidade em seus meses finais. Temendo um cisma, Bonifácio ordenou o papa abdicando de ser preso.
Celestine passou a correr por 9 meses, mas foi finalmente capturado e aprisionado no castelo de Fumone, que pertencia a Bonifácio. Ele morreu lá em Maio de 1296, 18 meses após sua abdicação.
"Nós não podemos estabelecer a verdadeira causa da morte", disse Ventura. "Uma pesquisa anterior realizada teste para intoxicação por metais pesados, com resultados negativos."
Vida no fortess poderia ter entretanto desgastado Celestine.
"Contemporary fontes citar pneumonia e uma possível hemiplegia (paralisia de um lado do corpo)," disse Ventura.
Análise sobre os restos revelaram que Celestine foi de 5 pés 5 polegadas de altura e sofria de sinusite crônica, parodontopathy, vertebral artrite e nódulos de Schmorl, que são hérnias de disco intervertebral provavelmente causado por peso transportado em uma idade jovem.
Canonizado em 1313, após a nomeação de Filipe IV da França para a santidade, Celestine não descansar em paz.
Seu sarcófago foi sepultado primeiro na Igreja de Santo Antônio em Ferentino, um vilarejo 45 milhas de Roma, enterrado na Igreja de St Agatha ainda em Ferentino e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L'Aquila.
Lá, ele foi colocado em um caixão de prata e mudou-se dentro de um mausoléu de mármore. Em 1529, o caixão de prata foi roubado. Um novo caixão de prata feito em 1646 também foi roubado em 1799.
Enterrado em um caixão mais modesto, os restos mortais de Celestine foram novamente roubado em 1988 e encontrado dois dias depois.
Em 2009, o caixão de vidro contendo os seus restos mortais foi encontrado intacto sob os escombros e entulho produzido pelo devastador terremoto que atingiu a região de Abruzzo.
Vestindo a máscara de prata com seu novo rosto, seus ossos escondidos sob vestimenta papal que incluem o pálio doada por Bento XVI em 2009, Celestine agora permanecerá em exibição na Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L'Aquila.
Imagem: Esquerda: Retrato de Celestino V. Crédito: Marie-Lan Nguyen / Wikimedia Commons.Direita: A máscara de prata com o verdadeiro rosto de Celestine. Crédito: Marino Di Prospero.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário