quinta-feira, 23 de maio de 2013

CONHEÇA O POLVO-VÉU, A ESPÉCIE CUJA FÊMEA É 40 MIL VEZES MAIOR QUE O MACHO


Femeá 

Macho

Essa beleza das profundezas é conhecida como polvo-véu e chega a usar águas-vivas para a autodefesa.
Você por acaso já ouviu falar do polvo-véu? Ele é uma criatura marinha bem exótica que faz parte do gênero tremoctopus, e o mais bizarro nessa espécie é a diferença de tamanho entre os gêneros: a fêmea pode chegar a 2 metros de comprimento, sendo até 40 mil vezes maior que o macho, que é minúsculo e tem apenas alguns centímetros.
O animal é conhecido também como polvo-cobertor, devido à sua aparência “esparramada”, com os tentáculos unidos por meio de um tipo de capa. Apesar do seu apelido de cobertor, esses animais vivem em regiões quentes e isoladas, sendo bem raros os momentos nos quais são vistos.
O acasalamento entre essas duas criaturas de tamanhos tão distintos se dá porque o macho tem uma estrutura parecida com um tentáculo que reserva suas células reprodutoras e é capaz de se arrastar e alcançar o manto da fêmea, onde ocorre a fertilização. Mas a lua de mel acaba com a morte do macho logo após o acasalamento, deixando a fêmea sozinha carregando cerca de 100 mil ovos.
Para garantir sua defesa contra predadores, esse animal costuma arrancar os tentáculos das águas-vivas, já que não sente dor quando entra em contato com esse tipo de bicho. Então, caso alguma ameaça apareça, os pedaços de água-viva são arremessados contra o inimigo e garantem a fuga do polvo.

Para se ter uma ideia da excentricidade desse animal, não havia registros da aparição do macho até 2003, devido a seu tamanho minúsculo. Agora, porém, cientistas já conhecem melhor a sua anatomia. 
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
 
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário