segunda-feira, 20 de maio de 2013

EUA DENUNCIAM AUMENTO DA ISLAMOFOBIA NA EUROPA



O relatório anual sobre liberdade religiosa do departamento de Estado critica ações governamentais que afetam "um número significativo de fiéis".

Os Estados Unidos denunciaram nesta segunda-feira um aumento da islamofobia na Europa e na Ásia, mas também um aumento de atos que visam correntes minoritárias do islão em países muçulmanos, segundo o relatório do Departamento de Estado sobre as liberdades religiosas no mundo.
Neste relatório exaustivo que diz respeito ao ano de 2012, Washington critica também a repressão de grupos religiosos na China, na Coreia do Norte, no Vietnam ou na Birmânia. Sublinha ainda o aumento do anti-semitismo no Egito, Irã e Venezuela. 
“A retórica e os atos antimuçulmanos aumentaram claramente, particularmente na Europa e na Ásia. As restrições governamentais, que correspondem muitas vezes a uma animosidade no seio da sociedade, traduziram-se em ações antimuçulmanas que afetaram a vida quotidiana de um número significativo de fiéis”, escreve o departamento de Estado no seu relatório. 
Tal como no ano passado, os Estados Unidos apontam o dedo “aos governos que impõem restrições ao uso de vestes religiosas, nomeadamente o véu islâmico para as mulheres nas escolas, função pública ou espaços públicos”, citando como exemplo a Bélgica, que tem uma legislação contra a burqa. A Índia também é criticada por proibir o uso de véu nas escolas em estados indianos onde os hindus são maioritários.
O departamento de Estado denuncia igualmente a “repressão” contra correntes minoritárias do islão em países muçulmanos de “maioria sunita ou xiita”, citando a Arábia Saudita, o Paquistão, a Indonésia, o Bahrein ou ainda o Irã.
Como em anos anteriores, o relatório sobre as liberdades religiosas no mundo ocupa-se longamente da China, onde o Governo “perseguiu, interrogou, prendeu e condenou à prisão um grande número de fiéis”. 
Washington também não poupa a Coreia do Norte, e ainda o Vietnam e a Birmânia, nomeadamente criticando ações que visam às minorias não budistas, como é o caso dos muçulmanos rohingyas.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário