sexta-feira, 28 de junho de 2013

SEM CENSURA, REGIME CAIRIA EM 1 DIA, DIZ 'ASSANGE CHINÊS'



O local escolhido por Zhu Ruifeng para o encontro com a Folha no centro de Pequim, um café com mesas separadas por grossas cortinas, lembra o cenário de um filme de espionagem.
"Eu costumava marcar em outro lugar, mas o governo descobriu e passou a vigiar meus encontros", conta o jornalista independente.
Há poucos meses, Zhu, 43, virou celebridade na China --e uma pedra no sapato do governo-- após divulgar o vídeo de um chefão do Partido Comunista fazendo sexo com uma amante de 18 anos.
O vídeo --e outros divulgados na sequência-- acabou revelando um esquema de suborno na cidade de Chongqing (sul) e levaram à demissão de 12 autoridades.
A fama rendeu a Zhu várias visitas da polícia, bloqueios constantes de seu site e mais de um milhão de seguidores no popular microblog Weibo, versão chinesa do Twitter.
Alguns jornais estrangeiros chegaram a chamá-lo de "Julian Assange chinês", numa referência ao fundador do site WikiLeaks.
Zhu rejeita a comparação. "Sou apenas um jornalista. Talvez eu pareça diferente porque toda a imprensa serve de porta-voz do governo."
Ele vê com ironia o fato de o americano Edward Snowden ter buscado refúgio justamente em Hong Kong, território sob domínio da China, após revelar um programa secreto de espionagem do governo dos EUA.
"Para mim Snowden é um herói", diz Zhu. "Mas foi um erro ele achar que estaria protegido em Hong Kong."
Embora funcione sob forte restrição, a internet na China permite um fluxo de informação que seria impossível há alguns anos.
Com o auxílio de tecnologias capazes de driblar a censura, os "netizens" (cidadãos da rede, na expressão em inglês), como Zhu, tornaram-se uma alternativa à imprensa oficialista do país.
Para Zhu, a censura é medida de sobrevivência. "Se a internet e a imprensa fossem livres, o governo não duraria nem um dia", acredita. "Para ser franco, o Partido (Comunista) provavelmente seria destruído."
Para monitorar um universo de quase 560 milhões de internautas, o governo mobiliza um verdadeiro Exército. Só para vigiar o Weibo, a estimativa é de 4.000 censores.
Os usuários de internet criaram uma linguagem própria para evitar cair na vigilância do governo. Palavras sensíveis, que acionam o radar eletrônico da censura, são substituídas, diz o estudante de jornalismo e blogueiro Zhang Zhongdi, 23.
"Em vez de escrever 4 de junho (início dos protestos antigo verno na praça da Paz Celestial, em 1989), coloco 35 de maio. Jiang Zemin (ex-presidente) vira imperador aposentado", conta. "Aos poucos os truques vão sendo descobertos e criamos outros".
Mas há quem defenda o controle da internet. Li Hong, presidente da Associação de Controle de Armas e Desarmamento da China, acha que há um exagero nas críticas à censura. "Trata-se de uma nova mídia, e é preciso regulação para evitar o caos", diz. Para Li, o caso Snowden comprova que a China, frequentemente acusada pelos EUA de patrocinar ataques cibernéticos, é, na verdade, uma vítima da prática.
Com o controle restrito do Estado, quem ousa pular a muralha da censura sabe que corre riscos. Zhu diz não se importar: "Quarenta e nove funcionários corruptos foram punidos graças ao que fiz. Mesmo que me matem, minha vida já valeu a pena."
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário