A cidade de Wilhelmsburg, na Alemanha pegou uma parte (ruim) de sua história e a transformou em algo bom para a cidade. Um bunker nazista, construído em 1943, foi restaurado para ser um centro de energia limpa e lazer para a cidade.
O bunker, com paredes de três metros de largura, era capaz de proteger até 30 000 pessoas em casos de emergência, como bombardeios à cidade. Em 1947, no entanto, o exército britânico conseguiu explodiu o interior do local. Por mais de 60 anos se acreditou que o local estava inutilizado e ficaria como uma relíquia da Segunda Guerra Mundial para sempre.
Mas a tecnologia ganhou. Após sofrer uma reforma geral (veja abaixo o antes e depois), que teve início em 2010, o bunker está praticamente pronto. Para 2015 espera-se apenas completar a ligação com o sistema de aquecimento.
Além disso, graças ao uso de biogás e de painéis solares, o bunker irá emitir 95% a menos de CO2 do que seria liberado caso essa energia fosse gerada usando os meios tradicionais da região.
A estrutura também abriga um tanque de água gigantesco. Com 1,9 milhão de litros d'água, é nessa estrutura que a energia para o aquecimento das residências é armazenada. O bunker é ligado também a uma fábrica da região. Ele é capaz de recolher e redistribuir energia desperdiçada pela fábrica.
Ele já é capaz de gerar 22 500 MWh de aquecimento e 3 000 MWh de energia elétrica. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, isso é o suficiente para aquecer 3 000 residências e fornecer luz para 1 000 casas.
O projeto, que tem custo de 24 milhões de euros, ainda envolveu a criação de uma área de exposições e um café dentro do prédio. O bunker tem papel importante no longo prazo. A cidade de Wilhelmsburg pretende emitir zero carbono até 2050.
Fonte: Info Abril
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário