quarta-feira, 30 de julho de 2014

BRASIL E PORTUGAL DISCUTEM DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE


Profissionais da Saúde do Brasil e de Portugal se reúnem desde a última segunda (28), no estado brasileiro de Pernambuco, para o I Simpósio Internacional de Enfermagem e Educação em Saúde, que tem como foco principal as discussões em torno dos desafios e interfaces da promoção da educação em saúde no contexto contemporâneo.

O evento, de três dias, segue até esta quarta (30), e reúne uma gama dos mais diversos profissionais dos dois países. Entre os congressistas está a Prof.ª Dr.ª Ana Karina Bezerra Pinheiro (UFC), Prof.ª Dr.ª Rosalie Barreto Belian (UFPE), Jornalista Ricardo Alexandre Muniz (Fundação Abrinq), Prof. Dr. Jorge Correia Jesuíno (ISCTE/Univ. de Lisboa/Portugal) e Prof. Dr. Manuel José Lopes (Universidade de Évora/ Portugal).

Entre as principais discussões apresentadas pelos dois países estão, as tecnologias educativas aplicadas nos cenários do cuidar, construção e validação de tecnologias da informação para educação em saúde, o rádio como ferramenta para educação em saúde, educação em saúde voltada à população indígena e utilização de softwares nas pesquisas de representações sociais.

O encontro é de realização da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa e Universidade de Évora em Portugal e contou ainda com a apresentação de 68 pesquisas científicas de pesquisadores de diversos estados do país.

A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas à respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva. No Brasil, o Ministério da Saúde tem proposto, oficialmente desde 2006, a chamada “Educação Permanente” como uma estratégia de transformação das práticas de formação, de atenção, de gestão, de formulação de políticas, de participação popular e de controle social no setor saúde.

Já em Portugal, a cidade de Coimbra é um dos principais polos do país com reputação internacional à nível de conhecimento e experiência no setor de saúde. As redes de conhecimento e investigação da região contribuem para consolidação da perícia médica assegurando que novas descobertas científicas sejam aplicadas na prática, contribuído decisivamente para inserção desta região no mapa da medicina internacional.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário