quinta-feira, 31 de julho de 2014

MULHER SOMALI É MORTA POR NÃO USAR VÉU, DIZEM FAMILIARES


Parentes da vítima disseram que assassinos são do Al-Shabab; grupo militante islâmico negou crime

Militantes islâmicos na Somália mataram a tiros uma mulher muçulmana que se recusou a usar o véu, disseram parentes da vítima.

Ruqiya Farah Yarow foi morta fora de sua cabana, perto de Hosingow, no sul da Somália, por homens armados pertencentes ao grupo Al-Shabab, dizem.

Eles contam que os militantes tinham ordenado que ela vestisse um véu e a mataram quando, após retornarem, notaram que ela ainda não estava usando a vestimenta.

Um porta-voz do Al-Shabab, grupo militante islâmico que tem ligações com a rede Al Qaeda, negou que o grupo tenha matado a mulher.

O Al-Shabab não controla totalmente a área onde ela estava morando, acrescentou.

Familiares, que pediram para não serem identificado por medo de represálias, disseram à BBC que Ruqiya foi morta por volta das 7h30 desta quarta (1h30 no horário de Brasília).

Ruqiya, que foi baleada duas vezes e morreu na hora, tinha marido e filhos.


A capital do país, Mogadíscio, é controlada por um governo fraco apoiado pela ONU

O grupo Al-Shabab, que controla grande parte do sul e centro da Somália e tem influência sobre muitas áreas rurais do país, impõe regras rígidas de comportamento, incluindo códigos de vestimenta para homens e mulheres.

A jornalista da BBC na Somália Mary Harper diz que o fato do Al-Shabab negar ter matado Ruqiya sugere que membros desonestos dentro do grupo podem ter sido responsáveis por sua morte.

Também existe a possibilidade de o Al-Shabab querer se distanciar do tiroteio porque o episódio pode gerar uma forte reação pública, disse a jornalista.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário