segunda-feira, 28 de julho de 2014

BRASIL: BANCO SANTANDER PEDE DESCULPAS POR COMUNICADO CONTRA DILMA




O presidente do banco espanhol Santander declarou que a instituição pediu desculpas ao Brasil pela “trapalhada” da sexta-feira. Trata-se de um comunicado que receberam os clientes brasileiros com renda superior a 10 mil reais, em que se dizia que se Dilma Rousseff melhorar nas pesquisas eleitorais, a economia iria deteriorar.

A reação no Brasil foi moderada, porém sensível. Na sexta-feira, o Sindicato dos Bancários de São Paulo fez reclamação formal ao presidente mundial do banco espanhol, Emilio Botín, qualificando as ações da instituição e “atuação alarmista” em plena corrida eleitoral no país. Segundo o Sindicato, a gestão do Santander no Brasil pode ser classificada como “temerária”. E o prefeito de Osasco, na Grande São Paulo, resolveu romper o contrato com o banco para recolhimento de impostos e taxas municipais.

No entanto, as desculpas do Santander vieram rápido e foram publicadas na página brasileira do banco espanhol. Reza o comunicado, marcado como “Importante”, em letras vermelhas e colocado em cima da página principal do site, que os destinatários da carta escandalosa representam “apenas 0,18% de nossa base” e que aquela carta “não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição”.

De acordo com a mídia brasileira, Botín assegurou que o texto é de algum analista que o enviou para o boletim “sem consultar” seus superiores e que a divisão brasileira do banco já tomou “as medidas cabíveis”. Porém, não especificou quais são essas medidas.

O Brasil é um país importante para o banco espanhol. No domingo, foi lançado mais um projeto patrocinado pelo Santander e a Telefônica. É o portal MiríadaX, destinado aos cursos e formação online. Segundo os dados oficiais, 773.765 pessoas se inscreveram já nesta rede durante o período piloto do projeto.

Na coletiva de imprensa dedicada ao lançamento do projeto educativo – que funcionará em português e espanhol – o presidente do banco afirmou que aposta no Brasil.

Candidatos

Não obstante as “previsões” do analista anônimo do Santander, Dilma continua estável nas pesquisas eleitorais. Na última publicada pelo Ibope, ela tem 38% de estimativa no primeiro turno, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 8% de Eduardo Campos (PSB). E no eventual segundo turno, ela obteria 41%, contra 33% de Aécio ou 29% de Campos.

Contudo, segundo vários peritos, a economia é o atual ponto fraco da presidente atual. Porém, parece que não é tão crítico: a previsão para inflação diminui, para este ano, de 6,48% para 6,44%. Porém cresceu para 2015, de 6,10% a 6,12%. De modo que falta bastante para atingir a meta declarada de 4,5%. E também cai a projeção do crescimento econômico: os analistas do Banco Central reduzem expectativa do Produto Interior Bruto (PIB) para 0,90% de crescimento neste ano, contra 1,50% para o ano que vem.

Em meio a especulações de cunho econômico, o terceiro favorito da corrida presidencial, Eduardo Campos, chegou a declarar que o governo de Dilma levou a uma “quebra do pacto princípio federativo”, “concentrando recursos em Brasília”. Além disso, o candidato socialista tinha afirmado, na sexta-feira, que Dilma “poderia esclarecer mais coisas” sobre o caso de corrupção tocante à Petrobras que está investigando a Operação Lava Jato.

Outro caso de corrupção trouxe notoriedade ao segundo maior favorito, Aécio, o aeroporto construído em território que pertence ao seu tio-avô na cidade de Cláudio, em Minas Gerais. O próprio candidato ainda não comentou se já usou esse aeroporto, e o parente, citado pelo Estado de S.Paulo, diz que é para todo o mundo, “inclusive o governador”.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário