Ex-vocalista volta a trabalhar com Boz Boorer, parceiro de Morrissey desde os anos 1990, e fala de vegetarianismo, casamento e humanismo em seu décimo disco solo
Um ano após destilar farpas e autoelogios em sua grandiloquente Autobiography, publicada pela editora Penguin no selo Classics, reservado a luminares da literatura, Morrissey dissemina ceticismo no décimo disco-solo. Aberta por batidas soturnas e tubular bells, a faixa-título, A Paz Mundial Não é da Sua Conta, instala a fuzilaria. Trabalhe duro e pague suavemente seus impostos/ nunca perguntando por quê/ cada vez que vota, você apoia o processo/ Brasil, Barein, Egito, Ucrânia/ tanta gente vivendo na dor, fustiga a letra.
Hábil cançonetista, Morrissey instila veneno em seus chicletes de ouvido. O toureiro morre e ninguém chora/ porque todos queremos que o touro sobreviva, torce entre trompetes e cama de acordeom The Bullfighter Dies. O ortodoxo vegetariano autor do libelo Meat Is Murder, em 1985, quando integrava o grupo The Smiths, um dos pilares do rock inglês oitentista, Stephen Patrick Morrissey não economiza munição nas letras.
Nunca vou matar ou comer um animal/ e nunca destruirei este planeta que habito/ bem, o que sou, um homem?/ sou algo maior e melhor que isso, exulta a balada I’m not a Man. Ataques à instituição do casamento (Kick the Bride Down the Aisle) e dúvidas sobre a “humanidade do homem” (Earth is the Loneliest Planet) atiçam o enredo desconsolado.
Bordados de violão flamenco (Staircaseat the University, Kiss me a Lot) pincelam de estranhamento o instrumental, onde sobressai a guitarra (clarinete e sax) de Boz Boorer, parceiro de Morrissey desde os anos 1990. Assolado por problemas de saúde, cancelamentos de shows, em litígio com a atual gravadora e entre ameaças de aposentadoria por se sentir envelhecido aos 55 anos, ele fecha o cortejo no réquiem Oboé Concerto. Último ato condizente com seu rigor de estilista do drama pop.
Fonte: Carta Capital
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário