sexta-feira, 19 de abril de 2013

TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA VENEZUELA FAZ UNASUL CONVOCAR REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

 
 
O dia 14 de abril foi marcado pela a vitória de Nicolás Maduro, sucessor do ex-presidente Hugo Chavez e também pelo início de uma grande crise política na Venezuela. O candidato derrotado de centro-direita Henrique Capriles pede a recontagem dos votos e é acusado de incitação a violência em protestos ocorridos na segunda-feira, dia 15, que tiveram como saldo oito mortos. O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano afirma que a recontagem manual dos votos é impossível porque o sistema eleitoral da Venezuela, assim como o do Brasil, é automatizado.
O fato mais curioso da eleição não foi a reafirmação da identidade bolivariana através da eleição de Maduro, que já havia sido prevista por meio de pesquisas de opinião de votos, mas sim a insatisfação com os resultados manifestada pela Organização dos Estados Unidos (OEA) e dos Estados Unidos. O Secretário de Estado Americano, John Kerry  insiste na recontagem dos votos e afirmou em discurso que os EUA não estão prontos para reconhecer a vitória de Maduro. O candidato chavista respondeu a manifestação afirmando que não espera o respaldo do governo  norte americano “Não reconheçam nada, não nos importa o seu reconhecimento. Decidimos ser livres e vamos ser livres e independentes, com ou sem vocês” E pediu para que os Estados Unidos tirem os olhos da Venezuela.
Não é segredo que os Estados Unidos apoiaram as ditaduras militares sul-americanas (leia aqui o arquivo vazado pelo Wikileaks) e que eles temem as esquerdas populistas na América do Sul. A União Européia também se declara preocupada com a crescente polarização da sociedade venezuelana.
Os chefes de Estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) se encontrarão em uma reunião extraordinária que se realizará em Lima, capital do Perú, país que detém a presidência rotativa do grupo. O orgão reconheceu e respaldou a legitimidade da eleição do candidato chavista. Após a reunião de apoio a maior parte dos chefes de estado viaja para a Venezuela para assistir a cerimônia de posse de Nicolás Maduro que acontece na sexta-feira.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog

http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário