quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BRASIL: CASA ECOLÓGICA É CONSTRUÍDA EM SP COM PNEUS, GARRAFAS PET E LATAS DE ALUMÍNIO - COM VÍDEO


Yuri e Vera Sanada são mais um exemplo de como as viagens nos tornam melhores pessoas, mais atentas e responsáveis. Durante quase 20 anos, eles passaram por cerca de 40 países em busca de experiências que lhes permitissem construir uma Casa Orgânica. Hoje ela está próxima de se tornar realidade, em Joanópolis, no estado de São Paulo.

Viajando de veleiro e parando em vários pontos, eles observaram tudo o que puderam, “em terra e no mar”, criando agora o projeto da Casa Orgânica, “um lar vivo, que pode ajudar a mudar a vida das comunidades brasileiras”. Por ser a primeira habitação do tipo no Brasil, ela encontrou alguma resistência da parte dos vizinhos, que reclamam do cheiro dos pneus ou da possibilidade de espalhar a dengue.

A verdade é que, como garantiu o fiscal, “a construção é perfeita, é limpa, não tem mau cheiro”. E como está sendo feita esta casa sustentável? Com recurso que muitas vezes desperdiçamos. Cerca desete mil pneus serão reutilizados, três mil garrafas PET e cinco mil latinhas de alumínio.

CasaOrgânica1
Se no Brasil temos lixo a mais e habitações a menos, por que não tentar solucionar um problema com o outro? Os pneus e as latas são os materiais que compõem as paredes da casa. Segundo Yuri, biólogo, a resistência é total, visto que o pneu “já é borracha com uma cinta de aço em volta”, ao qual se junta terra, que faz com que o pneu pese mais de 150 quilos e garanta toda a segurança. Por isso, eles serão também usados pra erguer muros, escadas e estruturas da piscina (sim, a casa terá uma piscina!).
CasaOrgânica2
A Casa Orgânica possui uma massa que garante isolamento térmico, permitindo poupar energia pra aquecer ou resfriar o ambiente, e produz a sua própria energia, utilizando o vento, o sol e o biogás. Além disso, recicla até duas vezes a água, reduzindo em até 60% o consumo, e trata seu esgoto convertendo os dejetos em biogás e adubo. Como se não bastasse, prevê-se que uma casa deste tipo custe 30% menos que uma casa convencional.

A explicação de todo o conceito e funcionamento da casa é feita pelo próprio mentor Yuri, no vídeo abaixo. E, como diz o biólogo, ela é mais do que uma casa construída com materiais orgânicos – ela é um verdadeiro ser vivo.
CasaOrgânica3
CasaOrgânica4
CasaOrgânica5
Você pode ainda acompanhar todo o processo de construção nos vídeos que vão sendo colocados no site.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário