Nova York é ainda hoje um ponto chave em termos de cultura urbana e isso se estende à street art, com propostas criativas que estimulam o resto do mundo. Mas houve um tempo em que o politicamente correto não tinha lugar e a cidade era tomada pelo graffiti caótico, nem sempre ao ar livre, pelos estilos excêntricos e até pelo crime e violência. Vale a pena recordar alguns dos incríveis registros fotográficos da altura.
Enquanto a influência criativa da cidade se mantém, é inegável que ela tem mudado muito com o passar do tempo. E o metrô de Nova York é um bom barômetro dessa mudança. Há 30 e 40 anos, grafiteiros profissionais e amadores aproveitavam qualquer espaço pra espalhar sua arte e o metrô era um dos lugares de eleição.
Depois de uma imagem de Martha Cooper, fotógrafa que se tornou conhecida nas décadas de 70 e 80 por retratar como poucos o início da cena da street art nova-iorquina, ter sido divulgada no Reddit, chegou a altura de rever alguns dos melhores cliques dessa época. O lugar é o metrô de Nova York e o graffiti conta a sua própria história.
Foto @ Martha Cooper
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Bruce Davidson
Foto @ Richard Sandler
Foto @ Richard Sandler
Foto @ John Conn
Foto @ Bruce Davidson
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário