segunda-feira, 17 de março de 2014

GOVERNO DOS EUA ENFIM ABRE MÃO DO CONTROLE DA INTERNET


Autoridades anunciaram na sexta-feira que o governo dos EUA vai entregar a administração da internet para outra entidade. Não está claro quem vai assumir a responsabilidade, mas como aponta o Washington Post, quase certamente não será a ONU.

Você provavelmente está pensando: “Peraí… o governo americano tinha controle sobre a internet?” Sim! Na verdade, eles meio que inventaram a internet: ela surgiu a partir da ARPANET, um projeto do Departamento de Defesa nos anos 60.

A rede em si foi construída por muitos e muitos cientistas ao redor do mundo. Mas, por um conjunto complexo de razões, o governo dos EUA manteve o controle administrativo sobre certas partes de como a internet funciona, através de um contrato de longa duração entre o Departamento de Comércio e a ICANN (Corporação da Internet para Nomes e Números). Esta última é quem controla a atribuição de domínios de internet como .com, .org e outros.

Mas a notícia é uma surpresa. Afinal, o governo americano vem recebendo uma série de críticas por espionar praticamente o mundo inteiro, e comprometer o ideal de uma internet livre e aberta. E, além das travessuras da NSA, a internet realmente é uma ferramenta para o mundo inteiro: não é muito desejável que os americanos mantenham o controle sobre ele, mesmo que seja apenas dos domínios. “Eu saúdo o início do processo de transição que você delineou”, disse Fadi Chehade, presidente da ICANN, em resposta à notícia. “A comunidade global será incluída na íntegra.”

Então, o que acontece daqui em diante? Como nota a Atlantic, os líderes de todo o mundo vão começar a discutir para chegarem a um meio-termo. Mas uma coisa é quase certa: a ONU não vai assumir o controle. Os EUA já se opuseram a isso antes – quando a UIT quis definir novos rumos para a internet – e continuará se opondo.

É bastante possível que uma nova organização internacional seja criada para assumir as responsabilidades do governo dos EUA, mas ainda é muito cedo para dizer. Ficaremos de olho. 

Fonte: Washington Post e The Atlantic

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário