Depois de escovar os dentes, é difícil comer alguma coisa. Não só você teria que escová-los de novo, como a pasta de dente faz o gosto da comida parecer horrível. Talvez você imagine que o culpado seja o sabor de menta na pasta de dente, mas não é o caso.
Acredita-se que há dois culpados aqui, ambos quase universalmente adicionados a creme dentais. Trata-se do lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio, agentes tensoativos aniônicos que baixam a tensão superficial da água.
Por que eles são desejáveis na pasta de dentes? Porque funcionam como uma espécie de detergente, criando a espuma. Isso ajuda a espalhá-la pela boca de forma mais fácil.
Além do efeito de limpeza, isso faz você sentir que o creme dental está realmente fazendo alguma coisa. É um efeito psicológico que as fabricantes descobriram ser uma ótima forma de levar as pessoas a comprar mais pasta de dente.
A menta é adicionada à pasta de dente por este mesmo motivo, por deixar sua boca com sensação fresca e limpa, especialmente se estiver bem distribuída em toda a sua boca. Tracy Sinclair, ex-gerente de marca na Oral-B, diz no livro O Poder do Hábito, por Charles Duhigg:
Os consumidores precisam de algum sinal de que o produto está funcionando. Nós podemos fazer o creme dental ter qualquer sabor – mirtilo, chá verde – e desde que tenha um efeito refrescante, as pessoas sentem que a boca está limpa. Esse efeito não faz o creme dental funcionar melhor; ele só convence as pessoas de que está fazendo seu trabalho.
O lauril sulfato de sódio também é adicionado a xampus por razões semelhantes. Sim, ele cria espuma, o que ajuda na limpeza dos cabelos. Mas as pessoas acreditam que o xampu com espuma funciona melhor do que um sem espuma, mesmo se não limpar melhor.
Voltando ao seu paladar, o lauril sulfato de sódio interage com seus receptores de sabor doce, tornando-os menos sensíveis, e assim interferindo no sabor doce. Além disso, ele também destrói fosfolipídios em sua boca, o que intensifica o sabor amargo.
Então quando você ingere algo após uma escovação, parece que o sabor mudou. Por exemplo: em geral, o suco de laranja tem um gosto doce que mascara um gosto amargo subjacente. Se você bebê-lo depois de escovar os dentes, ele parecerá muito diferente – e extremamente amargo.
Portanto, se por algum motivo a sua rotina matinal inclui escovar os dentes antes de comer, o jeito é procurar pasta de dente sem lauril sulfato de sódio (e sem lauril éter sulfato de sódio). Dessa forma, o alimento que você comer não ficará com um gosto horrível – a menos que você seja ruim na cozinha, é claro.
Fato bônus: O lauril sulfato de sódio atua como um repelente de tubarão. Também há indícios de que ele é eficaz em matar micróbios quando espalhado sobre a pele, e particularmente eficaz em prevenir a infecção de vírus não-envelopados, como herpes e HIV.
Fonte: TodayIFoundOut
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário