segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMO O BURACO GIGANTE NA SIBÉRIA, RÚSSIA, PODE TER SE FORMADO


Você já deve ter visto o buraco misterioso que apareceu na Rússia, na remota península de Yamal, um lugar cujo nome literalmente significa “fim do mundo“. Agora que cientistas estão estudando o fenômeno, podemos separar os fatos e conjecturas das teorias da conspiração para entender como ele se formou.

Para relembrar: o buraco chamou a atenção na internet na semana passada, depois que foi postado um vídeo incrível gravado em helicóptero mostrando um “furo” gigantesco na superfície, com pedras e terra ao redor. Estima-se que ele tenha 80 m de diâmetro e 60 m de profundidade.

O que ele não é

Desde que o buraco foi descoberto, surgiram mais informações sobre ele – suficientes para riscar algumas teorias da lista.

Meteorito: “Nós podemos definitivamente dizer que não é um meteorito”, disse ao Siberian Times um porta-voz da delegação regional do Ministério de Emergências russo. Se você não acreditar, basta dar uma olhada nestas crateras realmente criadas por meteoros: elas são largas e pouco profundas, ao contrário do buraco. Também é bastante improvável que um meteorito desse tamanho iria cair na terra e passar despercebido por equipamentos sísmicos.

Ravina ou voçoroca: são buracos que se formam quando a água remove uma camada subterrânea do solo – em geral algo solúvel, como calcário ou mantos de sal. Vimos isso acontecer em 2010 na Guatemala e em 2013 na China, mas não é algo que aconteceria no solo congelado da Sibéria. Além disso, parece que a terra se levantou nas bordas do buraco, o que você não veria em uma ravina.

Aliens: poxa, gente…
O que poderia ser

Este buraco pode ser o resultado de fenômenos geológicos naturais típicos da região de Yamal. A prova visual talvez seja a foto abaixo:


Abra a visão de satélite no Google Maps, e você verá que a região é marcada por diversos buracos, tanto grandes quanto pequenos.

O solo é composto por terra, gelo e rochas congeladas, uma combinação chamada pergelissolo (ou permafrost) e geralmente encontrada no Ártico. Mas o aquecimento global acelerou o derretimento desse solo; e a região abriga uma das maiores reservas mundiais de gás natural do mundo.

Ou seja, a melhor explicação para este buraco é uma combinação de gelo derretido, gás e aquecimento global, com um pouco de geologia estranha. Duas teorias tentam explicar isso:

Fuga de gás: à medida que o gelo derrete, bolsões de gás escapam violentamente, semelhante ao “estouro de uma garrafa de champanhe” – e nem sempre há explosões ou fogo. Anna Kurchatova, do Centro de Pesquisa Científica no Sub-Ártico, explicou ao Siberian Times como isso funciona: os cientistas não conseguiram encontrar qualquer evidência de danos térmicos para sugerir que o gás tinha explodido. A simples pressão de escape do gás seria suficiente para criar o buraco.

Colapso de pingo: a região abriga formações geológicas, chamadas de pingos ou hidrolacólitos, que são basicamente gelo coberto por terra. À medida que o gelo derrete, o pingo colapsa sobre si mesmo e deixa uma cratera. O buraco “é, obviamente, uma versão muito extrema disso”, diz Chris Fogwill, da Universidade de Nova Gales do Sul, ao Sydney Morning Herald. Fogwill também diz ser possível que o gás natural tenha contribuído com a formação do buraco.

De um jeito ou de outro, cientistas russos estão estudando o buraco agora mesmo. Entramos em contato com a equipe e traremos informações adicionais – especialmente se forem aliens…

Foto por Siberia Times

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário