A Venezuela disse que vai fechar sua fronteira com a Colômbia durante a noite a partir de segunda-feira para tentar impedir o contrabando em grande escala de gasolina e alimentos.
O governo diz que toneladas de mercadorias produzidas na Venezuela e fortemente subsidiadas são vendidas na Colômbia a preços muito mais altos.
A escassez de muitos alimentos básicos na área da fronteira oeste da Venezuela levou a protestos contra o governo do presidente, Nicolás Maduro, neste ano.
A fronteira de 2.200km será fechada das 22h às 5h no horário local. Veículos de carga, incluindo vans e caminhões, serão proibidos de cruzar da Venezuela à Colômbia entre 18h e 5h. A medida foi acertada entre os dois países.
O contrabando na fronteira também é um problema para a Colômbia, que registra uma grande perda em impostos e queixas de concorrência desleal por parte de empresários locais.
Os lucros são muitas vezes utilizados para financiar quadrilhas de traficantes e guerrilheiros de esquerda, disse o correspondente da BBC em Bogotá Arturo Wallace.
Mais de 40 milhões de litros de gasolina e 21 mil toneladas de alimentos foram apreendidos até agora este ano.
"Eles estavam prontos para serem contrabandeados através da fronteira", disse o chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas da Venezuela, Vladimir Padrino Lopez.
"Essa quantidade de alimentos é suficiente para alimentar 700 mil pessoas por um mês".
O governo venezuelano subsidia gasolina e muitos alimentos básicos, como leite, arroz e massas, que são vendidos a preços controlados. Mas autoridades dizem que até 40% dos produtos produzidos na Venezuela acabam no outro lado da fronteira.
A insatisfação com a falta de muitos itens, a criminalidade desenfreada e a alta inflação levaram milhares de pessoas nos Estados venezuelanos de Táchira e Mérida a protestar em janeiro.
Os protestos rapidamente se espalharam pelo resto da Venezuela.
A oposição acusa o fracasso de políticas de esquerda dos últimos 15 anos - iniciada com o falecido presidente, Hugo Chávez - pela crise econômica do país.
Fonte: BBC Brasil
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário