sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BRASIL E SUÉCIA AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DOS CAÇAS GRIPEN NG


Brasília, 3/9/2014 – Representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia reuniram-se durante os últimos dois dias, em Brasília, para encaminhar a negociação envolvendo 36 caças Gripen New Generation (NG), da empresa Saab, que irão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Durante os encontros, autoridades dos dois países avaliaram positivamente a evolução das tratativas. A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça no próximo mês de dezembro.

Nesta quarta-feira (3), o ministro Celso Amorim recebeu em audiência o vice-ministro de Defesa da Suécia, Carl von der Esch (foto). Na ocasião, Amorim disse que a sociedade brasileira recebeu positivamente a notícia de que os caças Gripen NG haviam sido escolhidos para o Projeto FX-2. Segundo o ministro, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, está empenhado em equacionar a definição dos critérios técnicos imprescindíveis para que a negociação seja concluída. “Em breve, Brasil e Suécia serão mais que grandes amigos. Serão parceiros”, disse Amorim.


Antes da audiência com Amorim, von der Esch reuniu-se com outras autoridades do Ministério de Defesa e da FAB. No encontro, foi apresentado um panorama do estágio atual das negociações.De acordo com o brigadeiro José Augusto Crepaldi, chefe da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) – órgão responsável pelas especificações técnicas do projeto FX-2 –, tanto brasileiros como suecos têm atendido o cronograma de negociações com vistas à assinatura do contrato em dezembro próximo.

Segundo Crepaldi, as duas partes estão negociando uma solução acerca dos requisitos técnicos, já que houve mudanças entre a oferta inicial dos caças, em 2009, e a realidade atual. “São cinco anos de diferença e as realidades técnicas são distintas. Mas isso era previsível, dada a complexidade desse tipo de projeto”, explicou o brigadeiro.

Outra questão a ser definida é sobre o financiamento para a compra dos caças – orçados em US$ 4,5 bilhões. De acordo com o secretário de Produtos de Defesa do ministério, Murilo Barbosa, representantes dos dois países se reunirão no próximo dia 12 de setembro para os acertos finais acerca dos temas pendentes para a assinatura do contrato.

Carl von der Esch disse que o governo sueco está satisfeito com o andamento das negociações do Projeto FX-2. “Nossa intenção é aprofundar o diálogo e construir soluções para que possamos finalizar esse projeto”, disse o dirigente. Parar von der Esch, a parceria entre os dois países está apenas começando e ensejará diferentes tipos de iniciativas no longo prazo.


Fonte: Ministério da Defesa

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário