segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NASA E UE APLICARÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA


A iniciativa é um dos maiores projetos ambientais já realizados em nível mundial e é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

A iniciativa pretende conhecer com detalhe o papel da floresta amazônica no sistema climático global, já que constitui a maior superfície florestal tropical de todo o planeta e contêm além disso um terço da diversidade biológica de toda a Terra.

O governo do Brasil, a Nasa e a União Europeia utilizarão na Floresta Amazônica um sistema de informação ambiental desenvolvido na universidade espanhola de Granada, informou nesta sexta-feira (11) a instituição acadêmica.

Os pesquisadores espanhóis participam do projeto "Large Scale Biosphere Atmosphere Experiment in Amazônia" (LBA), experimento em grande escala sobre a atmosfera e a biosfera da Amazônia no qual participam mais de 800 cientistas de diferentes países.

O papel dos pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) será planejar uma série de aplicações informáticas para armazenar a enorme quantidade de dados gerados durante o desenvolvimento do projeto e que se seguem gerando na atualidade.

Francisco Javier Bonet García, cientista da UGR, explicou que na atualidade existem 23 torres de fluxos de carbono na Amazônia, que coletam dados desde os anos 1990.

"No total, estimamos que haverá cerca de 3 terabytes de dados prontos para serem processados e armazenados. Nós usaremos bases de dados potentes para integrar toda essa informação; desenvolveremos um sistema para realizar consultas dinâmicas à informação anterior", declarou.

Em uma segunda fase, os pesquisadores se encarregarão de integrar os dados anteriores a outros de caráter biótico: inventários florestais para caracterizar a estrutura da floresta e censos de fauna.

Os cientistas acreditam que a grande quantidade de organismos que vivem na Amazônia, fazem a fotossíntese e retiram carbono da atmosfera, devem provocar um efeito em escala global.

O objetivo final do projeto LBA é determinar se essas florestas podem ser consideradas o pulmão da Terra.

A iniciativa pretende compreender o funcionamento climatológico, ecológico, biogeoquímico e hidrológico da região e avaliar o impacto das mudanças no uso do solo nessas funções e explicar as interações entre a Amazônia e o sistema biogeográfico global.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário