As relações entre a Rússia e os EUA têm melhorado nos últimos 25 anos. Mas tal evoluir positivo parece não agradar a todos, disse em entrevista à emissora Voz da Rússia, o chefe da Agência Federal das Relações com a CEI e as Comunidades Russas no Estrangeiro, Yuri Zaitsev.
O FBI acusou Yuri Zaitsev de ajudar os serviços de espionagem russos a contatarem cidadãos dos EUA. O anúncio foi feito pela edição The Washington Post. Para ele, tal acusação carece totalmente de fundamentos:
"As declarações como essa dispensam comentários. Fiquei admirado e perplexo ao ler a "notícia" e atender aos telefonemas das pessoas empenhadas em nossos projetos. Tenho em vista os programas de intercâmbio, realizados sob a alçada da Agência."
Ao longo de muitos anos, o Centro de Ciência e Cultura Russa divulga informações sobre a vida da Rússia contemporânea. Nos últimos três anos, a Rússia foi visitada por mais de mil pessoas procedentes de 50 países, inclusive dos EUA. Segundo adiantou Yuri Zaitsev, tais programas existem também nos Estados Unidos. Entretanto, as ações das autoridades norte-americanas podem agravar as relações entre os dois países:
"Ao que parece, há quem se oponha ao nosso trabalho conjunto em prol da Rússia e dos EUA. Foi daí que surgiram fantasias sobre os serviços secretos russos, a máfia russa e o orçamento ilimitado... Como se fosse um filme de ação produzido em Holywood. Seria triste se os programas de intercâmbio fossem frustrados por esse motivo."
O Centro de Cultura se empenha no trabalho visando o alargamento de contatos entre os cidadãos russos e norte-americanos e não tenciona suspender sua atividade, asseverou o alto governante russo.
"Vamos continuar divulgando informações sobre a Rússia, contando também com apoio da Voz da Rússia. Temos muitos adeptos. Nos EUA existe a Sociedade de Amizade com a Rússia e as cidades geminadas que estão realizando seus respetivos programas. A Agência Federal das Relações com a CEI e com as Comunidades Russas no Estrangeiro tem desenvolvido atividades enérgicas para incentivar o estabelecimento de contactos recíprocos, promover a troca de informações e perspetivar a cooperação bilateral."
Lembre-se que a notícia sobre alegado recrutamento de cidadãos dos EUA por Yuri Zaitsev foi publicada pelo periódico The Washington Post, que citou uma fonte anônima nos órgãos de segurança dos EUA. Todavia, parece não existirem provas convincentes disso. O FBI, pura e simplesmente, não dispõe de tais dados. As suspeitas se baseiam no fato de Yuri Zaitsev ter organizado viagens de cidadãos norte-americanos à Rússia, tendo a Agência Federal que dirige arcado com uma parte de despesas.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário