quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CRIANÇAS BELGAS TERÃO DIREITO À EUTANÁSIA


O parlamento da Bélgica está debatendo a eutanásia de crianças com doenças graves. A iniciativa foi lançada pelo Partido Socialista no poder.

Assim sendo, o partido governante propôs expandir as normas relativas à eutanásia, estendendo-as para crianças. Hoje em dia, a prática de abreviar a vida com ajuda médica pode ser aplicada em relação às pessoas maiores a 18 anos. Pelo visto, a Bélgica quer virar pioneira na eutanásia infantil. Além disso, se debate o direito à eutanásia para os adultos com primeiros sinais de demência.

Depois de legitimada a eutanásia na Bélgica, em 2003, foram registrados 235 casos de morte sob o controle de especialista. Em 2012, o seu número subiu para 1500. O presidente do movimento católico Pro-Life Action League, Dries Goethals, está apreensivo pela depreciação progressiva da vida humana. Em sua opinião, “a morte voluntária forçada não deve ser legitimada de forma alguma”:

“Será que a vida de uma pessoa em sofrimento é menos valiosa? Tal lógica de raciocínio está longe de ser cristã e humana. É uma atitude hedonista: a vida é boa desde que nos dê prazer, caso contrário vai perdendo o seu valor”.

O professor catedrático da Universidade de Groningen, Pieter Sauer, retorquiu:

“Por vezes, acontece que nós não podemos aliviar a dor e os sofrimentos da criança gravemente doente. Existem casos raros em que a morte seria uma saída mais humana do que a tentativa de manter a vida, cheia de sofrimento. Por isso, tal opção deve existir também”.

Todavia, para Sauer “essa questão é muito delicada”. Após consultas com seus colegas disse que cada caso concreto tem de ser examinado por uma comissão ad hoc que integre um médico, especialista em ética e jurista:

“Quanto a mim, creio ser melhor criar um conjunto de regras específicas para cada ocasião concreta. Não se pode simplesmente dizer – isso está permitido e aquilo está proibido”.

Vale recordar que atualmente, para além da Bélgica, a eutanásia está legalizada na Holanda, Luxemburgo e numa série de Estados norte-americanos.

Se o parlamento adotar a proposta do Partido Socialista, a Bélgica poderá virar o primeiro país a permitir a eutanásia infantil.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário