Projetos criativos e inovadores sempre podem inspirar outros profissionais a usarem alguma técnica que os cativou, e se o resultado do projeto ficar tão bom (ou melhor) que o original é sempre gratificante de mostrar. É o caso de Michael Danckaarts, da LBI Netherlands, que mesclou fotos da vida de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial com imagens recentes da cidade de Amsterdã.
O trabalho foi feito para o museu Anne Frank House, um dos locais mais visitados de Amsterdã, que é a casa onde Anne se escondeu e hoje é símbolo da história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Nas mesclas das imagens entre passado e presente, podemos ver as pessoas que ajudaram a menina durante seu refúgio, o seu esconderijo e a casa da família Frank.
Além disso, as imagens incluem ocupações de soldados nas ruas e outros fatos históricos. Veja algumas:
O projeto foi lançado recentemente junto com o aplicativo Anne’s Amsterdam, a partir de uma busca geolocal que possibilita que o usuário conheça mais de Anne Frank, encontrando até 30 locais diferentes que fizeram parte de sua vida. Abaixo um vídeo que mostra o funcionamento do app:
Mas, como dissemos no começo do post, esse recurso de mesclar imagens não é novo, e a grande inspiração para este projeto foram os trabalhos do fotógrafo russo Sergey Larenkov, que usa esse recurso com muito talento. Seu objetivo é acessar as camadas do tempo e provocar reflexão sobre grande parte dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Veja alguns de seus trabalhos:
Encontramos ainda uma historiadora holandesa chamada Jo Hedwig Teeuwisse, que fez a série de fotos “Ghosts of War”, combinando imagens também da Segunda Guerra Mundial com outras do mesmo local, mas tiradas atualmente. O resultado também é excelente, mas muito trabalhoso, pois é muito difícil encontrar o mesmo ângulo da foto original. Vale a pena:
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário