quinta-feira, 7 de novembro de 2013

QUE ASSUNTOS FORAM DISCUTIDOS EM MOSCOU POR POLÍTICO ALEMÃO E EDWARD SNOWDEN


Em entrevista à Voz da Rússia, o deputado do Bundestag pela bancada União 90/"Os Verdes", Hans-Christian Strobele, falou sobre probabilidades do revelador da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, Edward Snowden, de obter asilo na Alemanha e as relações bilaterais com os EUA.

– Em 31 de outubro, o senhor encontrou-se em Moscou com Edward Snowden. Como lhe pareceu?

– Tinha um aspecto são e enérgico, não parecia cansado ou suprimido. Era muito eloquente. Não apenas respondeu a todas as perguntas, mas também contou muitas coisas. Sempre ressaltava estar muito preocupado com uma falta praticamente total de contatos com a família, sem considerar a visita de seu pai, e sofrer muito de outras restrições, em primeiro lugar da impossibilidade de viajar.

– Que temas foram discutidos?

– Visitei Moscou para perguntar ao senhor Snowden sobre sua disposição a ajudar na investigação do escândalo da espionagem na Alemanha. Perguntei também se ele poderia informar aquilo que sabe aos serviços alemães, em particular à justiça alemã, ao Procurador-Geral ou ao Parlamento, se for formada uma comissão parlamentar de investigação, que decidirá entrevistá-lo.

– O senhor disse que Snowden está disposto a depor no território da Alemanha. De que dados ele dispõe?

– Não sei isso. Sei apenas que Snowden tem nas mãos uma parte considerável de documentos que se publicam cada semana, cada mês no Brasil, na Itália ou na Alemanha e dão a entender que a NSA pratica espionagem por toda a parte, colhendo enormes volumes de dados. Snowden confirmou que tem muito que comunicar sobre o assunto. Posso supor que ele conheça seus documentos e, como colaborador antigo de serviços de inteligência dos EUA, possa decifrá-los. Quando vi tais documentos, não entendi nada.

– Está sendo discutida a possibilidade de conceder a Edward Snowden asilo na Alemanha. Quais são suas hipóteses?

– Juridicamente, é possível, desde que as autoridades tenham tal vontade. Há duas variantes de conceder a Snowden a possibilidade de se encontrar na Alemanha. Primeira é conceder-lhe um asilo. Neste caso, ele deve passar através do respectivo procedimento, provando que se submete a perseguições políticas. A segunda variante consiste em que o ministro federal do Interior pode autorizar sua estada na Alemanha, partindo de razões políticas e humanitárias. É isso que a nossa lei estipula. Será suficiente que o ministro federal do Interior tenha essa vontade.

- A NSA espiona por toda a parte. Eles sabem até o número do telefone celular de Angela Merkel. Que fazem os serviços de inteligência alemães? Qual a sua função, se serviços de inteligência estrangeiros controlam até o telefone da chefe de Estado?

- Uma pergunta justa. A contraespionagem faz parte das tarefas do Serviço Federal de Proteção da Constituição. É evidente que esta missão não foi cumprida em relação aos Estados Unidos. Devemos dar uma nova apreciação a nossas ações. Até hoje, o Governo da Alemanha sempre disse que não espionamos os amigos. A meu ver, devemos revê-lo radicalmente, fazendo lembrar ao serviço alemão que deve cumprir a sua missão também em relação aos amigos.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário