quinta-feira, 13 de março de 2014

NSA SE DISFARÇAVA DE FACEBOOK PARA ESPALHAR MALWARE


Então a NSA está nos espionando. Já sabemos disso há algum tempo. O que você provavelmente não sabia era exatamente como eles faziam isso e, de acordo com uma reportagem de Ryan Gallagher e Glenn Greenwald, a agência usava uma rede automatizada mundial de malwares.

Você sabia, por exemplo, que a NSA se fazia passar pelo Facebook às vezes? Como Gallagher e Greenald relataram, “em alguns casos a NSA se disfarçava como um servidor falso do Facebook, e usava o site da rede social para infectar o computador do alvo e extrair arquivos de um disco rígido.” Isso é bem preocupante quando você lembra que os botões “Curtir” do Facebook estão espalhados por toda a internet, dando à NSA muitas oportunidades de colocar um malware no seu disco rígido.

Esse esforço e outros descritos na reportagem foram feitos pela unidade de elite da NSA, a Tailored Acess Operations (TAO). Já falamos sobre ela antes. No ano passado, o Der Spiegel publicou um artigo sobre o TAO, que aqui no Gizmodo chamamos de “esquadrão ninja de elite”. A nova reportagem adiciona alguns novos detalhes, incluindo as ferramentas específicas usadas pela NSA para espionar a nós, nossos amigos… e terroristas em potencial também:

Um plug-in implantado chamado CAPTIVATEAUDIENCE, por exemplo, é usado para assumir o controle do microfone e gravar conversações sendo feitas perto de um computador. Outro, chamado GUMFISH, pode controlar a webcam e tirar fotografias. O FOGGYBOTTOM grava registros da navegação na internet e coleta detalhes de login e senhas usados para acessar websites e contas de email. O GROK é usado para guardar teclas pressionadas. E SALVAGERRABIT extraí dados de discos flash removíveis conectados a um computador infectado.

Nós já sabíamos que a NSA conseguia ouvir nosso microfone e acessar nossa câmera e detalhes de login. A novidade está nas teclas pressionadas, mas não é algo surpreendente. O realmente preocupante é o quão detalhado e bem pensado é esse projeto de infecção por malware. 

Fonte: The Intercept

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário